Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54806
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação da eficiência de filtros artesanais tratando água com diferentes concentração de turbidez.
Autor : Ximenes, Marília Portela
Hortegal Filha, Maria do Socorro Ribeiro
Carvalho, Edirsana Maria Ribeiro de
Araújo, Germário Marcos
Freire, Diolande Ferreira Gomes
Palabras clave : Purificação da água;Qualidade da água;Turbidez da água;Desinfecção da água;Filtros e filtração;Água potável;Água - Purificação - Filtração
Fecha de publicación : 2015
Citación : XIMENES, Marília Portela; HORTEGAL FILHA, Maria do Socorro Ribeiro; CARVALHO, Edirsana Maria Ribeiro de; ARAÚJO, Germário Marcos; FREIRE, Diolande Ferreira Gomes. Avaliação da eficiência de filtros artesanais tratando água com diferentes concentração de turbidez. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL, 28°., 2 a 8 out. 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...], Rio de Janeiro, 2015. Tema central: Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental.
Resumen en portugués brasileño: A preocupação em distribuir água com qualidade a população tornou-se fator primordial, portanto houve uma evolução no aperfeiçoamento de tecnologias para tratar a água. A partir dessa realidade, cresce a importância de estudos para descobrir mecanismos eficientes de tratamento da água, que possam ser acessíveis principalmente ao público que são desprovidos de abastecimento de água tratada, Diante disso, o presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver um com filtros artesanais removendo turbidez de águas com diferentes diluições, assim como a remoção de bactérias na presença de desinfetante comercial. Foram abastecidos, com água coleta na entrada da ETA da cidade, 5 filtros artesanais com capacidade de 15L cada, construídos a partir de material reutilizado, com as seguintes diluições 100%, 60% e 30% que após a filtração foi adicionado volumes conhecidos do desinfetante, água sanitária, para promover a desinfecção. Após o tempo contato 2h foram realizadas a coleta para análises de turbidez, pH, CTT e contagem de heterotróficas e em 3 dias subsequentes. Os resultados mostraram que a filtração durou aproximadamente 13 horas, e após este tempo procedeu-se a coletados do filtrado sendo que no F-100 obteve-se 4L de água filtrada, seguido pelo F- 60 4,3L e o F-30 9,8L. Os valares para turbidez antes e depois da foram baixos, sendo o maior valor 24,7 UNTF-100 antes da filtração, os valores de pH nos filtros variaram antes da desinfecção (7,2 a 7,8) e após a desinfecção sofreram alterações (7,5 a 8,2), com relação as concentrações de CTT foram ausentes em todos os filtros antes e depois da desinfecção, entretanto houve presença de heterotróficas (92,5 UFC/100mL), esta bactérias foram encontradas no F-100 antes da adição do desinfetante e ausentes , antes e depois da desinfecção nos F-60 e F-30. A partir dos resultados conclui-se que os filtros levou um tempo muito longo para promover a filtração, provavelmente pela baixa quantidade de velas, revelando que estes podem ser utilizados porém com baixos valores de turbidez, que apenas o F-30 foi que apresentou dentro das exigências segundo a Portaria 2914/11 do MS com relação a turbidez, houve um eficiência do hipoclorito de sódio comercial, mais conhecido como água sanitária na remoção das bactérias heterotróficas, mostrando que pode ser utilizado.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54806
Aparece en las colecciones: DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_mpximenes.pdf191,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.