Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54765
Type: Artigo de Periódico
Title: Os valores do progresso tecnocientífico e os pressupostos da sua sustentação
Title in English: The values of technoscientific progress and the presuppositions of holding them
Authors: Lacey, Hugh
Keywords: Valores do progresso tecnológico;Controle da natureza;Crises contemporâneas;Inovação tecnocientífica;Estratégias descontextualizadoras;Estratégias sensíveis ao contexto
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Dialectus
Citation: LACEY, Hugh. Os valores do progresso tecnocientífico e os pressupostos da sua sustentação. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 15-38, maio/ago. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Discuto os valores do progresso científico, os pressupostos da sua sustentação, e algumas dificuldades e ambiguidades vinculadas à noção do controle da natureza. Essa discussão é um prolegômeno para uma defesa da tese de que a adesão a esses valores e o endossamento dos pressupostos da sua sustentação criam sérios obstáculos para tratar efetivamente das atuais crises climáticas, sanitárias, alimentares, sociais e ambientais que estão ameaçando o mundo todo.
Abstract: I discuss the values of technoscientific progress, the presuppositions of holding them, and some difficulties and ambiguities linked to the notion of the control of nature. This discussion is a prolegomenon for a defense of the thesis that adhering to these values and endorsing the presuppositions of holding them create serious obstacles for dealing effectively with the current climate, health, food, social and environmental crises, that are threatening the entire world.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54765
ISSN: 2317-2010
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_hlacey.pdf563,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.