Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54734
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente |
Título em inglês: | The geography teacher and the high school of public schools from Iguatu (Ceará): teaching work and education |
Autor(es): | Albuquerque, Francisco Nataniel Batista de Amaral, Francisco Claudemir Barbosa do |
Palavras-chave: | Geografia;Formação docente;Trabalho docente |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista de; AMARAL, Francisco Claudemir Barbosa do. O professor de geografia e o ensino médio nas escolas públicas de Iguatu (Ceará): formação e trabalho docente. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2019. |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente dos professores de Geografia do Ensino Médio das 07 escolas públicas do município de Iguatu (Ceará). A pesquisa estruturou-se em 03 etapas por meio da realização de entrevistas à coordenadoria regional de educação (Crede 16) e aos coordenadores da área de Ciências Humanas e todos(as) os(as) professores(as) de Geografia das referidas escolas. O perfil levantado permite-nos concluir um quadro positivo de formação inicial, pois apenas 01 professor(a) não possui formação na área, porém com o predomínio de frágeis relações de trabalho marcadas por professores temporários (64%) lecionando outras disciplinas do núcleo base (Sociologia e Filosofia) e diversificado (NTTPS, Formação Cidadã e Mundo do Trabalho) do currículo, além de atuarem em outras escolas e cidades da região como complemento de carga horária e renda familiar. |
Abstract: | The research aims to analyze the teaching work and education of high school Geography teachers of 07 public schools of the municipality of Iguatu (Ceará). The research was structured in 03 stages by means of interviews with the regional education coordinator (Crede 16) and the coordinators of the Human Sciences area and all the geography teachers from these schools. The profile identified allows us to conclude a positive initial formation situation, since only 01 teacher (a) has no training in the area, but with the predominance of fragile working relationships marked by temporary teachers (64%), teaching other basic core disciplines (Sociology and Philosophy) and diversified (NTTPS, Education for Citizenship and World of Work) of the curriculum, as well as working in other schools and cities in the region as a complement to workload and family income. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54734 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_fnbdalbuquerque.pdf | 311,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.