Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54725
Type: | Artigo de Evento |
Title: | As barreiras atitudinais e a formação de professores: um estudo sobre o conteúdo veiculado pelo Jornal do Portal do Professor |
Authors: | Ribeiro, Disneylândia Maria Santos, Silas Nascimento dos |
Keywords: | Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoa com deficiência;Barreiras atitudinais;Inclusão socioeducacional |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | RIBEIRO, Disneylândia Maria; SANTOS, Silas Nascimento dos. As barreiras atitudinais e a formação de professores: um estudo sobre o conteúdo veiculado pelo Jornal do Portal do Professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo traz reflexões concernentes às barreiras atitudinais encontradas no conteúdo veiculado pelo jornal do Portal do Professor (MEC). As referidas barreiras são atitudes preconceituosas que deturpam a identidade da pessoa humana. No que tange a educação do estudante com deficiência, muitas vezes, essas atitudes são perpetuadas nas práticas docentes que, por sua vez, são disseminadas, enraizando-se por meio dos estigmas e das discriminações. Sendo assim, os objetivos são: identificar e refletir as barreiras atitudinais, produzidas e disseminadas pelo referido jornal, frente à inclusão da pessoa com deficiência na escola regular. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, na qual foi utilizada como estratégia para geração de dados a análise documental. Apresenta-se, com brevidade, o Portal do Professor, que tem contribuído na formação de professores no Brasil inteiro. A taxonomia das barreiras atitudinais. O conteúdo reproduzido no jornal do Portal do Professor no que diz respeito à pessoa com deficiência, bem como a análise das imagens que reproduzem as barreiras. Conclui-se que são as barreiras atitudinais encontradas no material formativo do Ministério da Educação que contribuem na discriminação da pessoa com deficiência, que estigmatizam, segregam e proliferam a reprodução de discursos que marginalizam cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, para que a inclusão aconteça, é inadiável que as barreiras atitudinais sejam identificadas e combatidas em quaisquer contextos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54725 |
Appears in Collections: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_dmribeiro_snsantos.pdf | 531,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.