Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais |
Autor : | Nunes, Camila Almada Lustosa, Francisca Geny |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoas com deficiência;Inclusão socioeducacional |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_canunes_fglustosa.pdf | 306,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.