Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Camila Almada | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T06:08:55Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T06:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_canunes_fglustosa.pdf | 306,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.