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Tipo: Dissertação
Título: Mercados de risco e a teoria dos valores extremos: estudo empírico de casos
Autor(es): Rocha, Alane Siqueira
Orientador: Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palavras-chave: Teoria dos Valores Extremos;Mercados de Risco
Data do documento: 2004
Citação: ROCHA, Alane Siqueira. Mercados de risco e a teoria dos valores extremos: estudo empírico de casos. Fortaleza, 2004. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: Este trabalho analisa a influência exercida pelo planejamento estratégico, gerido através do Balanced Scorecard (BSC), para garantir uma atuação eficaz sobre as estratégias propostas de gerenciamento da cadeia de suprimentos e formação de parcerias com fornecedores. Pretende-se, para tanto, conduzir um estudo de caso singular em uma empresa do setor da construção civil, a Porto Freire Engenharia e Incorporação Ltda, e verificar se a associação de um planejamento estratégico focado na obtenção de vantagem competitiva (através de liderança nos custos) pode ser atingida tendo por base a gestão da sua cadeia de suprimentos e, ainda, como a métrica do Balanced Scorecard pode auxiliar no alcance deste objetivo estratégico. Na indústria da construção civil, fatores como o elevado número de itens que compõem o custo de produção podem vir a dificultar a identificação de insumos e serviços mais significativos nesse conjunto, os quais são fontes potenciais de otimização dentro da cadeia de suprimentos. Para solucionar esta dificuldade é apresentada, ainda, a análise realizada pela organização da sua curva de insumos. Ao final do estudo evidenciou-se que os objetivos propostos foram atingidos, mesmo que apresentando resultados inferiores às metas estabelecidas. Evidenciou-se, também, a necessidade de complementação a rede de parcerias, através do apoio de outras técnicas aplicadas à cadeia de suprimentos, como just-in-time e pensamento enxuto, como alternativas para a redução de custos. Considerou-se, por fim, que com as devidas correções de rumo, já identificadas no Planejamento Estratégico da organização, a Porto Freire atingirá seu objetivo maior, representado pela vantagem competitiva de liderança de custo e a satisfação e fidelização dos seus clientes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5457
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