Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54579
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Construção e validação de instrumento para disciplinas de Enfermagem Forense e similares
Título en inglés: Construction and validation of an instrument for Forensic Nursing and similar graduation disciplines
Autor : Souza, Jhuliano Silva Ramos de
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Andrade, Claudia Umbelina Baptista
Calheiros, Christianne Alves Pereira
Terra, Fábio de Souza
Costa, Andréia Cristina Barbosa
Vilela, Sueli de Carvalho
Palabras clave : Enfermagem;Enfermagem Forense;Ensino Superior;Estudo de Validação;Coleta de Dados
Fecha de publicación : sep-2020
Editorial : Rev Rene
Citación : SOUZA, Jhuliano Silva Ramos de et al. Construção e validação de instrumento para disciplinas de Enfermagem Forense e similares. Rev Rene., Fortaleza, v. 21, e44196, set. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: construir e validar um questionário de rastrea-mento de disciplinas e conteúdos de Enfermagem Foren-se e similares em cursos de graduação. Métodos: estudo metodológico de construção e validação de conteúdo e de semântica. Os itens foram construídos e categorizados por meio da análise de conteúdo, com base no referencial teórico nacional e internacional de Enfermagem Forense, estruturado em três seções com perguntas dicotômicas e abertas. Realizaram-se as validações de conteúdo e de se-mântica adotando Índice de Concordância de 80% entre os juízes, com a técnica brainstorming. Resultados: as seções referem-se a: identificação dos cursos, das disciplinas de Enfermagem Forense e de Violência, e dos conteúdos de En-fermagem Forense. Conclusão:o Questionário de Rastrea-mento de Disciplinas e Conteúdos de Enfermagem Forense nos Cursos de Graduação em Enfermagemfoi considerado viável e amplo para avaliar a situação das disciplinas de En-fermagem Forense e de Violência nos cursos de Enferma-gem das Instituições de Ensino Superior.
Abstract: Objective: to construct and validate a questionnaire for tracking disciplines and content of Forensic Nursing and similar disciplines in undergraduate courses. Methods:methodological study for the construction and validation of content and semantics. The items were constructed and categorized using content analysis, based on the national and international theoretical framework of Forensic Nur-sing, structured in three sections with dichotomous and subjective questions. Content and semantics were valida-ted using the brainstorming technique and an 80% concor-dance index among the judges. Results: the sections were: identification of courses, of disciplines of Forensic Nursing and Violence, and contents of Forensic Nursing discipline. Conclusion: the Forensic Nursing Discipline and Content Supervision Questionnaire for Graduation Nursing Courseswas considered easy to use and dynamic to assess the situ-ation of Forensic Nursing and Violence-related subjects in Nursing courses at college Institutions.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54579
ISSN : 2175-6783
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_jsrsouza.pdf292,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.