Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54540
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças: uma experiência da área hospitalar
Título en inglés: Development of an extension course in child health for nursing: an experience in the hospital area
Autor : Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de
Andrade, Fábia Barbosa de
Souza, Dandara Rayssa Silva de
Rezende, Guilherme Mota de
Palabras clave : Pediatria;Educação Permanente;Enfermagem
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citación : OLIVEIRA, Jônas Sâmi Albuquerque de et al. Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças: uma experiência da área hospitalar. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 16-28, abr./jul. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados e Discussão: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.
Abstract: Introduction: this is an experience report on the planning, organization, operation and evaluation of an extension project developed in the format of an extension course based on the principles of permanent education. The moment of permanent education came from the partnership between the professors of the Nursing department of the Federal University of Rio Grande do Norte with the State Health Secretariat of that state. Methods: the course was planned by the educational institution, organized and operated in the classrooms and skills labs of the university's nursing department, over a 3-month period, with a total duration of 40 hours. Results and Discussion: 43 nursing technicians and nurses participated in the course, who work in a reference hospital in accidents, violence and traumas for children. Most professionals rated the course as excellent and reported the learning opportunity with something significant in their professional and personal lives. Conclusion: the results affirm the social commitment of extension courses taken by universities. In addition, it is worth noting how much more effective permanent education proposals are when considering the dialogue with knowledge of those involved in the entire process
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54540
ISSN : 2525-9563
Aparece en las colecciones: NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_jsaoliveira.pdf371,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.