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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina
Título en inglés: The kahoot!® platform in histology teaching in a medical course
Autor : Monteiro, Jardel de Almeida
Rodrigues, Maitê Assis
Moura, João Gabriel de
Perez, Ana Paula da Silva
Palabras clave : Histologia;Aplicações da Informática Médica;Educação Médica
Fecha de publicación : abr-2020
Editorial : Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citación : MONTEIRO, Jardel de Almeida et al. A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 1-13, abr./jul. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Introdução: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as alterações nos perfis dos cursos da área da saúde exigem que a formação e o modo de mobilizar conhecimento se reinventem. Assim, não é novidade que os métodos tradicionais deem lugar às inovações das Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de games no ambiente acadêmico. Objetivo: Relatar uma experiência de aprendizagem associada a jogos e tecnologias digitais no conteúdo de disciplinas básicas das áreas da saúde. Métodos: O estudo formata-se em relato de experiência sobre o uso do Kahoot! ® no contexto do ensino de histologia na educação médica. Resultados: O uso do jogo por meio das TICs, para que os estudantes mobilizassem os conteúdos, mostrou-se como uma ferramenta promissora no sentido de incentivar a motivação e o engajamento durante o processo de estudo. Conclusão: A experiência e o desempenho dos estudantes foram favoráveis, demonstrando que o Kahoot!® é uma tecnologia aplicável na educação superior em saúde no conteúdo das matérias básicas. Por fim, sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos para aprofundar as possibilidades de uso dessa tecnologia.
Abstract: Introduction: Advances in Information and Communication Technologies (ICTs) and changes in health course profiles change the way we mobilize knowledge, reinventing ways of learning. Unsurprisingly, traditional methods are replaced by innovations in Active Learning Methodologies and the use of games in the academic environment. Objective: Report a learning experience associated with games and digital technologies in the content of basic health disciplines. Methods: The study was formatted in relation to the experience of using Kahoot! ® in the context of teaching histology in medical education. Results: The use of the game through ICTs for students to mobilize the content proved to be a promising tool to encourage motivation and engagement during the study process. Conclusion: The experience and the students' performance were favorable, showing that Kahoot!® is a possible and effective technology for higher education in health and the content of histology and other basic subjects. Finally, it is suggested that new studies to deepen the possibilities of using this technology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54525
ISSN : 2525-9563
Aparece en las colecciones: NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

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