Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54483
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A experiência com o uso do e-learning na aprendizagem baseada em problemas de um curso de medicina |
Title in English: | The experience with the use of e-learning in problem-based learning in an undergraduate medical school |
Authors: | Portela, Nara Miranda Costa, Juliana Martins Barbosa da Silva Magalhães, Gustavo Sérgio de Godoy |
Keywords: | Aprendizagem Baseada em Problemas;Educação a Distância;Educação Médica |
Issue Date: | Jan-2020 |
Publisher: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citation: | PORTELA, N. M. ; COSTA, J. M. B. da S. ; MAGALHÃES, G. S. de G. A experiência com o uso do e-learning na aprendizagem baseada em problemas de um curso de medicina. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 01-12, jan./abr. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) vem estimulando transformações nos currículos de escolas médicas desde a década de 1960. Nos dias atuais, novas tecnologias educacionais (TE) se multiplicam e potencializam diferentes modos de ensinar e aprender. Nos cursos de saúde, o avanço das TE produziu a ABP Híbrida, metodologia que usa recursos do e-learning, combinando atividades a distância e presenciais, para promover o ensino-aprendizagem de forma ativa. Objetivo: Relatar a experiência do uso de recursos de e-learning na ABP em um curso de medicina. Método: Descrever e analisar a experiência do uso do e-learning incorporado como estratégia facilitadora e integradora da ABP no curso de graduação em medicina recém-implantado no interior no Nordeste brasileiro. Resultado: Estratégias de e-learning são empregadas em todos os passos da ABP, seja como ferramenta de registro, seja como mediação de discussões virtuais, facilitando a interação e construção coletiva do conhecimento, oportunizando, assim, experiências diversas de aprendizado para estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Conclusão: A flexibilidade de tempo e espaço, ao realizar atividades à distância, amplia as possibilidades do ensinar e aprender, tocando aspectos como interação entre os estudantes, profundidade de discussões e envolvimento no processo tutorial. |
Abstract: | Introduction: The Problem-Based Learning (PBL) has been stimulating transformations in medical school curricula since the 1960s. Nowadays, new educational technologies (ET) multiply and enhance different ways of teaching and learning. In health courses, the advancement of ET produced the Hybrid PBL, a methodology that uses e-learning resources combining distance and classroom activities to actively promote teaching-learning. Objective: To report the experience of using e-learning resources in PBL in a medical school. Method: Describe and analyze the experience of using embedded e-learning as a facilitating and integrating strategy for PBL in the undergraduate medical course recently implemented in the Northeast of Brazil. Result: E-learning strategies are used in all steps of PBL, either as a registration tool or as a mediation for virtual discussions, facilitating the interaction and collective construction of knowledge, providing different learning experiences for students with different learning styles. Conclusion: The flexibility of time and space when carrying out activities at a distance expands the possibilities of teaching and learning by touching aspects such as interaction between students, depth of discussions and involvement in the tutorial process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54483 |
ISSN: | 2525-9563 |
Appears in Collections: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_nmportela.pdf | 445,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.