Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria Neide Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T18:34:03Z | - |
dc.date.available | 2020-09-30T18:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Maria Neide Alves. Contribuição da literatura de cordel no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 42f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54383 | - |
dc.description.abstract | Cordel literature, the object of this work, is a popular literary, fictional genre, written in the form of rhymed poetry and printed in small leaflets. This study aims to show how much cordel literature meets the precepts defined by official documents for the teaching of the Portuguese language with regard to the development of reading and writing skills. In this sense, the following question stands out: Why is cordel literature still little explored in schools compared to other textual genres? This is a bibliographic and documentary research. Bibliographic research involves authors who have published articles, books and scientific papers on the subject. The documentary research covers official documents of the teaching of the Portuguese language (National Curriculum Parameters (PCN, 1998), Curriculum Guidelines of the State of Ceará, Learning Rights, National Curricular Common Base (BNCC, 2017) and Lesson Plans (2019). The theoretical foundation addresses the cordel literature contextualizing the origin, characteristics and didactic potentialities and the potentials of cordel literature in the pedagogical work of reading and writing in the early years of elementary school. In view of the results obtained through the researched authors it appears that cordel literature is a valuable pedagogical resource with enormous potentialities linked to social literacy practices in the classroom, which contributes effectively to promote the training of readers and to explore the development of reading and writing in the Portuguese language. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Contribuição da literatura de cordel no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A literatura de cordel, objeto deste trabalho, é um gênero literário popular, de ficção, escrito na forma de poesia rimada e impressa em pequenos folhetos. Este estudo tem como objetivo mostrar o quanto a literatura de cordel atende aos preceitos definidos pelos documentos oficiais para o ensino da língua portuguesa no que se refere ao desenvolvimento das competências leitora e escritora. Neste sentido, destaca-se o seguinte questionamento: Por que a literatura de cordel ainda é pouco explorada nas escolas comparando-se a outros gêneros textuais? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica envolve autores que publicaram artigos, livros e trabalhos científicos sobre o tema. A pesquisa documental abrange documentos oficiais do ensino da língua portuguesa (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), Diretrizes Curriculares do Estado do Ceará, Direitos de Aprendizagem, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Planos de Aula (2019). A fundamentação teórica aborda a literatura de cordel contextualizando a origem, características e potencialidades didáticas e a as potencialidades da literatura de cordel no trabalho pedagógico da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Diante dos resultados obtidos por meio dos autores pesquisados constata-se que a literatura de cordel é um recurso pedagógico valioso com enormes potencialidades atreladas a práticas sociais de letramento em sala de aula que contribui de forma eficaz para promover a formação do leitor e para explorar o desenvolvimento da leitura e da escrita da língua portuguesa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mnateixeira.pdf | 911,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.