Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54360
Tipo: Dissertação
Título: A Sociologia vai ao cinema: o uso de audiovisual como recurso didático na aula de Sociologia
Título em inglês: Sociology goes to the cinema: the use of audiovisual as a didactic resource in Sociology class
Autor(es): Rocha, Fernanda de Lemos
Orientador: Paiva, Antônio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Recursos audiovisuais;Cinema nas ciências sociais;Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Data do documento: 2020
Citação: ROCHA, Fernanda de Lemos. A Sociologia vai ao cinema: o uso de audiovisual como recurso didático na aula de Sociologia. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Em meio à cultura atual, tecnológica, repleta de informação e de imagens, percebe-se a dificuldade cada vez maior de atenção e de concentração dos jovens dentro e fora do contexto escolar. Nesse sentido, em relação aos educandos, a implementação de ferramentas pedagógicas diferenciadas pode ser uma alternativa para que o conhecimento se torne mais interessante e significativo. O objetivo do presente trabalho é investigar o uso do audiovisual como recurso didático nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, compreendendo em que medida uma aula com o uso do audiovisual pode facilitar ou potencializar o aproveitamento do capital cultural do jovem, conseguindo ampliar o poder de intepretação da realidade social, desnaturalização e criação de novos padrões de conhecimento. Encontram-se neste, a descrição da pesquisa realizada em escolas de Ensino Médio no Ceará, entre os anos de 2018 e 2020, desenvolvida durante o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Ceará. A inspiração dessa investigação parte da criação de uma disciplina de Sociologia mediada exclusivamente por audiovisuais, intitulada: A Sociologia Vai ao Cinema, em escola da capital cearense. Quanto à metodologia para a produção deste, foi realizado estudo bibliográfico tomando como referências teóricas Bourdieu (2002), Napolitano (2003), Santaella (2012), Morin (2014), dentre outros, buscando compreender em que medida o uso de audiovisuais na sala de aula potencializa o processo de ensino-aprendizagem. Também foram implementadas, como técnicas investigativas, observação participante, entrevistas com professores, questionários e grupo focal com os alunos. Note-se que o Mestrado Profissional de Sociologia possibilita e orienta a construção de um produto final da pesquisa, optei, pois, pela elaboração de um catálogo com audiovisuais e indicação de estratégias didáticas para explorá-los, ou seja, um material pedagógico para dar direcionamento prático e objetivo ao professor de Sociologia ou de disciplinas afins
Abstract: In the midst of the current, technological culture, full of information and images, one can perceive the increasing difficulty of attention and concentration of young people inside and outside the school context, in this sense in relation to students, the implementation of differentiated pedagogical tools they can be an alternative for knowledge to become more interesting and meaningful. The objective of the present work is to investigate the use of audiovisual as a didactic resource in Sociology classes in High School, understanding to what extent, a class with the use of audiovisual can facilitate or enhance the use of the youngster's cultural capital, managing to expand the power interpretation of social reality, denaturalization and creation of new knowledge standards. This is the description of the research carried out in high schools in Ceará, between the years 2018 and 2020, developed during the Professional Master of Sociology in the National Network (PROFSOCIO) of the Federal University of Ceará, the inspiration of this investigation part the creation of a Sociology discipline mediated exclusively by audiovisuals, entitled: Sociology Goes to Cinema. As for the methodology for the production of this, a bibliographic study was carried out taking as theoretical references Bourdieu (1999), Napolitano (2003), Santaella (2012), Morin (2014), among others, seeking to understand to what extent the use of audiovisuals in the room classroom enhances the teaching-learning process. Investigative techniques, participant observation, interviews with teachers, questionnaires and a focus group with students were also implemented. It should be noted that the Professional Master of Sociology enables and guides the construction of a final research product, so I opted for the formulation of a catalog with audiovisuals and indication of didactic strategies to explore them, that is, pedagogical material to provide guidance practical and objective to the professor of Sociology or related disciplines.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54360
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_flrocha.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.