Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54359
Tipo: Dissertação
Título: “Por que tão sério?” O uso didático e pedagógico da produção cinematográfica do gênero super-heróis, no ensino de Sociologia
Título em inglês: "Why so serious?" The didactic and pedagogical use of film production of the superhero genre, in teaching Sociology
Autor(es): Servilio Filho, Paulo de Tarso
Orientador: Lima Filho, Irapuan Peixoto
Palavras-chave: Recursos audiovisuais;Filmes de super-heróis;Cinema nas ciências sociais;Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Data do documento: 2020
Citação: SERVILIO FILHO, Paulo de Tarso. “Por que tão sério?” O uso didático e pedagógico da produção cinematográfica do gênero super-heróis, no ensino de Sociologia. 2020. 214f. - Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: As Ciências Sociais ocupam, na educação básica, um espaço de pouca expressão, em comparação com os demais campos do conhecimento que formam seu currículo. A disciplina de Sociologia cumpre a função de representar as Ciências Sociais, estando presente, de forma obrigatória, apenas no Ensino Médio e com um histórico de intermitência quanto a sua obrigatoriedade e até presença na educação básica. O contato do estudante da escola média com a Sociologia precisa passar pelo olhar da escola sobre esse jovem. As formas de identidade e o conjunto de signos culturais que a diversidade de jovens apresenta à escola, dão margem para abordagens também diversas do saber sociológico. A intervenção pedagógica apresentada objetivou fomentar o raciocínio sociológico dos estudantes a partir das produções cinematográficas, filmes e séries, do gênero super-heróis. A temática escolhida partiu de observações e conversas do professor autor da intervenção com estudantes sobre a forma como encontravam identificação e distanciamento da realidade, ao mesmo tempo, nas histórias de super-heróis produzidas em filmes e séries na última década. A intervenção se estruturou em uma sequência didática aplicada em duas turmas, compostas por alunos das três séries do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Fortaleza/CE. A proposta de considerar saberes e signos representativos eleitos pelos jovens e levados à escola, se apoia nos textos de Carrano (2009) e Lima Filho (2017), principalmente. Dentro da temática escolhida se tem como base os trabalhos dos sociólogos Nildo Viana (2005) e Amaro Xavier Braga Junior (2010), que aprofundam a discussão sobre super-heróis no uso pedagógico e didático. O impacto social que justifica a relevância do tema é problematizado nas discussões de autores como Benjamim (1983) e Certeau (1998), por exemplo. A intervenção se deu por meio de disciplinas eletivas ministradas em escolas públicas de tempo integral e teve como resultados a apropriação, por parte dos estudantes, da Sociologia como saber sistematizado e científico, para o estudo de questões pertinentes ao seu mundo, a partir da mesma prática aplicada às obras do gênero super-heróis, trabalhadas na disciplina eletiva
Abstract: The Social Sciences occupy, in basic education, a space of little expression, compared to the other fields of knowledge that form their curriculum. The discipline of Sociology fulfills the function of representing the Social Sciences, being present, in a mandatory way, only in high school and with a history of intermittency as to its mandatory and even presence in basic education. The contact of the middle school student with sociology needs to go through the school's view of these young students. The forms of identity and the set of cultural signs that the diversity of young people presents to the school, give margin for also different approaches to sociological knowledge. The pedagogical intervention presented aimed to promote the sociological reasoning of the students from the film productions, films and series, of the superhero genre. The chosen theme started from observations and conversations of the teacher author of the intervention with students about how they found identification and distancing from reality, at the same time, in the stories of superheroes produced in films and series in the last decade. The intervention was structured in a didactic sequence applied in two classes, composed of students from the three grades of high school, from two state schools of Fortaleza/CE. The proposal to consider representative knowledge and signs elected by young people and taken to school is based on the texts of Carrano (2009) and Lima Filho (2017), mainly. Within the chosen theme is based on the works of sociologists Nildo Viana (2005) and Amaro Xavier Braga Junior (2010), which deepen the discussion about superheroes in pedagogical and didactic use. The social impact that justifies the relevance of the theme is problematized in the discussions of authors such as Benjamin (1983) and Certeau (1998), for example. The intervention took place through elective disciplines taught in full-time public schools and had as results the appropriation, by students, of sociology as systematized and scientific knowledge, for the study of issues pertinent to their world, based on the same practice applied to works of the superhero genre, that were worked in the elective discipline
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54359
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_ptservíliofilho.pdf9,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.