Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54330
Tipo: Artigo de Evento
Título: Imobilização de lipase de aspergillus niger C em nanoparticulas magnéticas de hidroxiapatita
Autor(es): Santos, Tamires Carvalho dos
Viana, Julianna dos Santos
Terzi, Selma da Costa
Paris, Elaine Cristina
Cabral, Lourdes Maria Corrêa
Brígida, Ana Iraidy Santa
Palavras-chave: Nanopartículas;Adsorção;Lipases;Fermentação;Aspergillus niger
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS T.C.; VIANA, J.S.; TERZI, Selma da Costa; PARIS, Elaine Cristina; CABRAL, Lourdes Maria Corrêa; BRÍGIDA, Ana Iraidy Santa. Imobilização de lipase de aspergillus niger C em nanoparticulas magnéticas de hidroxiapatita. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais[…] São Paulo, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um método para imobilizar lipase de Aspergillus niger C em nanopartículas magnéticas de hidroxiapatita e óxido de ferro (1:1). E a caracterização do mesmo também foi realizada. A imobilização foi efetuada por meio de processo adsortivo. A cinética de adsorção mostrou equilíbrio a partir de 4h de imobilização para a atividade do derivado, com rendimento máximo em 4h. O pH do meio influencio tanto a imobilização quanto a atividade do derivado obtido em pH 7. E, embora o derivado seja estável a estocagem, este apresenta queda na atividade logo após o primeiro ciclo reacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54330
ISSN: 2359-1757
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_tcsantos.pdf676,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.