Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino |
Título en inglés: | The training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teaching |
Autor : | Souza, Layanne Almeida De Otto, Camylla Silva |
Palabras clave : | Ensino de geografia;Formação de professores;Estratégias metodológicas |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Geosaberes |
Citación : | SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo busca apresentar as concepções acerca do uso de estratégias metodológicas de ensino na formação de professores de Geografia. Assim, faz-se um ensaio para pensar como o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) de Shulman pode possibilitar a superação da visão dicotômica entre os conhecimentos específicos da Geografia e os conhecimentos pedagógicos. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) e Martins (2014), as reflexões teóricas encaminham para a importância do uso de estratégias metodológicas de ensino para a construção de conhecimentos ainda na formação docente atentando-se para a continuidade do uso das estratégias na Geografia Escolar. |
Abstract: | This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287 |
ISSN : | 2178-0463 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_ladsouza.pdf | 224,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.