Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino
Título em inglês: The training of teachers of geography: a look at the methodological strategies of teaching
Autor(es): Souza, Layanne Almeida De
Otto, Camylla Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia;Formação de professores;Estratégias metodológicas
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: SOUZA, Layanne Almeida de; OTTO, Camylla Silva. A formação de professores de geografia: um olhar para as estratégias metodológicas de ensino. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 10. maio. 2019.
Resumo: O presente artigo busca apresentar as concepções acerca do uso de estratégias metodológicas de ensino na formação de professores de Geografia. Assim, faz-se um ensaio para pensar como o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) de Shulman pode possibilitar a superação da visão dicotômica entre os conhecimentos específicos da Geografia e os conhecimentos pedagógicos. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) e Martins (2014), as reflexões teóricas encaminham para a importância do uso de estratégias metodológicas de ensino para a construção de conhecimentos ainda na formação docente atentando-se para a continuidade do uso das estratégias na Geografia Escolar.
Abstract: This article aims to present the conceptions about the use of methodological teaching strategies in the formation of Geography teachers. Thus, an essay is made to think how the pedagogical knowledge of content (PKC) of Shulman can make it possible to overcome the dichotomous vision between the specific knowledge of Geography and the pedagogical knowledge. Departing from the literature review based on Santos (2008), Gomes (2011), Callai (2013), Deon (2014), Shulman (1987) and Martins (2014), theoretical reflections point to the importance of using methodological teaching strategies for the construction of knowledge still in the teacher training taking into account the continuity of the use of the strategies in the School Geography.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54287
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ladsouza.pdf224,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.