Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54286
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Casa do caminho em Londrina, Paraná, e a formação dos educandos em espaço não formal de educação ambiental de 2016-2017
Título em inglês: Casa do caminho in Londrina, Paraná, and the formation of educational in non-formal space of environmental education of 2016-2017
Autor(es): Massi, Clarissa Gaspar
Torres, Eloiza Cristiane
Veiga, Léia Aparecida
Palavras-chave: Educação ambiental;Espaço não formal;Resíduos sólidos urbanos;Casa do caminho
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: MASSI, Clarisa Gaspar; TORRES, Eloiza Cristiane; VEIGA, Léia Aparecida. Casa do caminho em Londrina, Paraná, e a formação dos educandos em espaço não formal de educação ambiental de 2016-2017. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 17, maio. 2019.
Resumo: Objetivou-se caracterizar e discutir sobre o trabalho de educação ambiental realizado na Casa do Caminho (cidade de Londrina/PR) em termos de estratégias de ação embasada em conceitos previstos na Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS /2010, junto a estudantes que frequentaram o Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da instituição filantrópica entre 2016-2017. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de levantamento de informações junto a Casa do Caminho. Verificou-se na Casa do Caminho o desenvolvimento de práticas educacionais de educação ambiental até 2017 em uma visão integradora com o público alvo, com ênfase na perspectiva comportamental e também crítica, com uma prática pautada no diálogo, no ouvir e falar, que permite troca de conhecimentos entre os agentes envolvidos.
Abstract: The objective of this study was to characterize and discuss the environmental education work carried out at Casa do Caminho (city of Londrina, PR) in terms of action strategies based on concepts foreseen in the Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS / 2010, with students who attended the Project of Coexistence and Strengthening of Links of the philanthropic institution between 2016-2017. The study was carried out based on bibliographical research with a qualitative approach and information gathering with Casa do Caminho. The development of environmental education educational practices was verified in Casa do Caminho until 2017, in an integrative vision with the target public, with emphasis on the behavioral and also critical perspective, with a practice based on dialogue, listening and speaking, allowing exchange knowledge among the agents involved.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54286
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_cgmassi.pdf756,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.