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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news
Autor(es): Santos, Maria Celça Ferreira dos
Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Palavras-chave: Fake news;Letramento midiático;Competência leitora
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: SANTOS, Maria Celça Ferreira dos; MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 121-136, jul. 2020.
Resumo: O debate sobre fake news (notícias falsas) vem mobilizando áreas da sociedade, preocupadas em criar estratégias para combater esse tipo de desinformação produzida e amplamente disseminada, graças aos avanços tecnológicos. Notícias manipuladas podem influenciar leitores, especialmente quando abordam assuntos polêmicos. Entendendo pertinente a discussão, pretendemos incluir nesse debate a educação, promovendo reflexões no que concerne ao papel da escola e do ensino de línguas na formação do leitor crítico. Nosso objetivo, portanto, é discutir a importância da leitura crítica para o uso responsável das tecnologias, propondo a abordagem do tema fake news nas aulas de língua espanhola. Para nossas proposições, apoiamo-nos em normativos da educação brasileira (LDB, 1996; PCN, 2000; OCEM, 2003) e em estudos que tratam de: ideologia, discurso e manipulação (CASSANY, 2006); papel do professor na formação leitora (FREIRE, 2016; 2017); classificação do leitor (MENDOZA, 2000); e concepções de letramentos (ROJO, 2004). Na proposição de atividades, sugerimos a verificação de notícias, baseada em eixos e estratégias explicitadas na pesquisa, realizando, por fim, a análise de uma notícia falsa envolvendo o Papa Francisco.
Resumen: El debate sobre fake news (noticias falsas) viene movilizando áreas de la sociedad, preocupadas en crear estrategias para combatir ese tipo de desinformación producida y ampliamente diseminada, gracias a los avances tecnológicos. Noticias manipuladas pueden influenciar lectores, especialmente cuando abordan asuntos polémicos. Pertinente la discusión, pretendemos incluir en el debate la educación, promoviendo reflexiones sobre la función de la escuela y de la enseñanza de lenguas en la formación del lector crítico. Nuestro objetivo, por lo tanto, es discutir la importancia de la lectura crítica para el uso responsable de las tecnologías, proponiendo el abordaje del tema fake news en las clases de lengua española. Para nuestras proposiciones, nos apoyamos en normativos de la educación brasileña (LDB, 1996, PCN, 2000, OCEM, 2003) y en estudios que tratan de: ideología, discurso y manipulación (CASSANY, 2006); el papel del profesor en la formación lectora (FREIRE, 2016; 2017); la clasificación del lector (MENDOZA, 2000); y concepciones de literacidad (ROJO, 2004). En la proposición de actividades, sugerimos la verificación de noticias, basada en ejes y estrategias explicitadas en la investigación, realizando, por fin, el análisis de una noticia falsa involucrando al Papa Francisco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54270
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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