Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Celça Ferreira dos-
dc.contributor.authorMiranda, Cícero Anastácio Araújo de-
dc.date.accessioned2020-09-24T19:15:33Z-
dc.date.available2020-09-24T19:15:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Celça Ferreira dos; MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Proposta de formação de leitores críticos para o combate às fake news. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 8, p. 121-136, jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54270-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectLetramento midiáticopt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.titleProposta de formação de leitores críticos para o combate às fake newspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO debate sobre fake news (notícias falsas) vem mobilizando áreas da sociedade, preocupadas em criar estratégias para combater esse tipo de desinformação produzida e amplamente disseminada, graças aos avanços tecnológicos. Notícias manipuladas podem influenciar leitores, especialmente quando abordam assuntos polêmicos. Entendendo pertinente a discussão, pretendemos incluir nesse debate a educação, promovendo reflexões no que concerne ao papel da escola e do ensino de línguas na formação do leitor crítico. Nosso objetivo, portanto, é discutir a importância da leitura crítica para o uso responsável das tecnologias, propondo a abordagem do tema fake news nas aulas de língua espanhola. Para nossas proposições, apoiamo-nos em normativos da educação brasileira (LDB, 1996; PCN, 2000; OCEM, 2003) e em estudos que tratam de: ideologia, discurso e manipulação (CASSANY, 2006); papel do professor na formação leitora (FREIRE, 2016; 2017); classificação do leitor (MENDOZA, 2000); e concepções de letramentos (ROJO, 2004). Na proposição de atividades, sugerimos a verificação de notícias, baseada em eixos e estratégias explicitadas na pesquisa, realizando, por fim, a análise de uma notícia falsa envolvendo o Papa Francisco.pt_BR
dc.description.abstract-esEl debate sobre fake news (noticias falsas) viene movilizando áreas de la sociedad, preocupadas en crear estrategias para combatir ese tipo de desinformación producida y ampliamente diseminada, gracias a los avances tecnológicos. Noticias manipuladas pueden influenciar lectores, especialmente cuando abordan asuntos polémicos. Pertinente la discusión, pretendemos incluir en el debate la educación, promoviendo reflexiones sobre la función de la escuela y de la enseñanza de lenguas en la formación del lector crítico. Nuestro objetivo, por lo tanto, es discutir la importancia de la lectura crítica para el uso responsable de las tecnologías, proponiendo el abordaje del tema fake news en las clases de lengua española. Para nuestras proposiciones, nos apoyamos en normativos de la educación brasileña (LDB, 1996, PCN, 2000, OCEM, 2003) y en estudios que tratan de: ideología, discurso y manipulación (CASSANY, 2006); el papel del profesor en la formación lectora (FREIRE, 2016; 2017); la clasificación del lector (MENDOZA, 2000); y concepciones de literacidad (ROJO, 2004). En la proposición de actividades, sugerimos la verificación de noticias, basada en ejes y estrategias explicitadas en la investigación, realizando, por fin, el análisis de una noticia falsa involucrando al Papa Francisco.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mcfsantoscaamiranda.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.