Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54210
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A geografia entre as ciências naturais e as humanidades: um novo desafio ao ensino escolar do terceiro milênio
Título en inglés: Geography between the natural sciences and the humanities: a new challenge to school education in the third millennium
Autor : Araújo, Gilvan Charles Cerqueira De
Reis Júnior, Dante Flávio Da Costa
Palabras clave : Natureza da ciência geográfica;Interdisciplinaridade e analogismo;Ensino de geografia
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Geosaberes
Citación : ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; REIS JÚNIOR, Dante Flávio da Costa. A geografia entre as ciências naturais e as humanidades: um novo desafio ao ensino escolar do terceiro milênio. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 15, maio, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo resulta de uma reflexão dos autores motivada, em grande medida, pelo atual debate em torno da reforma dos programas de disciplinas escolares, e também estimulada por uma experiência de workshop que ambos coordenaram durante o I Encontro de Ensino de Geografia do Distrito Federal. Diante de rumores de que a disciplina possa ter sua identidade reenquadrada no seio das demais matérias (ou até mesmo suprimida, eventualmente), os autores entenderam como relevante recuperar uma discussão clássica acerca da natureza da ciência geográfica: seu caráter “híbrido” impõe que espécie de relação e intercâmbio com os campos vizinhos? Para isso, a referida oficina foi desenhada no sentido de estimular os participantes a conceberem e analisarem modalidades temáticas de natureza “miscigenada”, propondo modos de aborda-las nos Ensinos Fundamental e Médio. Chegou-se a conclusão de que, uma vez infiltradas no ensino escolar, perspectivas que não amputem a natureza dúplice da Geografia podem demonstrar a ainda funcionalidade desta disciplina numa formação escolar contemporânea.
Abstract: This article results from a reflection of the authors motivated, to a large extent, by the current debate around the reform of the programs of school subjects, and also stimulated by a workshop experience that both coordinated during the I Encontro de Ensino de Geografia do Distrito Federal. In front of rumors that the discipline may have its identity re-established within the other subjects (or even suppressed, eventually), the authors understood how relevant to recover a classic discussion about the nature of geographic science: its "hybrid" character puts that species of relationship and exchange with neighboring fields? From this purpose, the workshop was designed to encourage participants to design and analyze thematic modalities of a "mixed" nature, proposing ways of approaching them in Elementary and Middle School. It was concluded that, once infiltrated in school education, perspectives that do not undermine the dualisct nature of Geography can demonstrate the still functionality of this discipline in a current school formation.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54210
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_gccdaraújo.pdf309,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.