Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54209
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Paisagem, fotografia e mapas afetivos: um diálogo entre a geografia cultural e a psicologia ambiental
Título en inglés: Landscape, photography and affective maps: a dialogue between cultural geography and environmental psychology
Autor : Silva, Silvia Heleny Gomes Da
Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Costa, Otávio José Lemos
Palabras clave : Paisagem;Fotografia;Mapas afetivos;Afetividade;Campus do Itaperi
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Geosaberes
Citación : SILVA, Silvia Heleny Gomes da; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz; COSTA, Otávio José Lemos. Paisagem, fotografia e mapas afetivos: um diálogo entre a geografia cultural e a psicologia ambiental. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 21, p. 1 - 22, maio. 2019.
Resumen en portugués brasileño: O artigo discute a apreensão da realidade a partir da categoria de análise paisagem, pela perspectiva da geografia cultural e da psicologia ambiental. Para tanto, tomou-se como recorte de estudo o campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com o objetivo de conhecer como as relações afetivas são tecidas entre os estudantes e a universidade. Evidenciando como a apreensão da paisagem provoca afetos nos indivíduos e possibilita múltiplas maneiras de expressar a sua experiência sobre os lugares. A metodologia adotada foi a do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA).O estudo revela os sentimentos que permeiam a vivência cotidiana dos estudantes com a universidade, através das imagens de pertencimento, agradabilidade, insegurança e destruição elucidadas pelos mapas afetivos.
Abstract: The article discusses the apprehension of reality from the category of landscape analysis, from the perspectives of cultural geography and environmental psychology. To do so, the Itaperi campus, at the State University of Ceará (UECE), was taken as study, with the objective of knowing how affective relationships are woven between students and the university. By showing how the apprehension of the landscape causes feelings in individuals and enables multiple ways of expressing their experience about places. The methodology adopted was that of the Affective Maps Generator Instrument (IGMA). The study reveals the feelings that permeate the daily experience of students with the university, through the images of belonging, pleasantness, insecurity and destruction elucidated by affective maps.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54209
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_shgdsilva.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.