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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A cidade é a sala de aula: ensinar/aprender geografia a partir do lugar
Título en inglés: The city is the classroom: teaching/learning geography from the place
Autor : Arruda, Emerson Alves
Palabras clave : Geografia escolar;Práticas pedagógicas;Lugar;Corporeidade
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Geosaberes
Citación : ARRUDA, Emerson Alves. A cidade é a sala de aula: ensinar/aprender geografia a partir do lugar. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 238 - 252, set. 2019.
Resumen en portugués brasileño: O movimento de renovação teórica da Geografia ao longo do século XX e início do século XXI resultou em críticas às perspectivas tradicionais do ensino e introdução de novas orientações metodológicas. Diante disso, os docentes de Geografia da educação básica vêm empreendendo esforços para aproximar os conteúdos ensinados ao domínio espacial vivido pelos educandos. O presente trabalho visa contribuir com práticas pedagógicas que possibilitem o uso didático dos espaços urbanos de Fortaleza, dialogando com os postulados sobre percepção e corporeidade de Merleau-Ponty, onde a conjuntura existencial do estudante é o ponto de partida para a compreensão do espaço geográfico. Partindo desse princípio, desenvolvemos um conjunto de atividades na EEFM Gen. Murilo Borges Moreira, associando os conteúdos à realidade vivida pelos alunos, o que resultou numa retenção significativa dos novos aprendizados.
Abstract: The theoric renewal movement of Geography throughout the 20th century and beginning of the 21st century resulted in criticisms of traditional perspectives of teaching and introduction of new methodological guidelines. Faced with these challenges, the Geography basic education teachers have made efforts to tailor the teaching content to meet the space field experienced by the learner. The present paper aims at contributing to pedagogic practices that could provide the educational use of urban areas in Fortaleza based on Merleau-Ponty’s postulates on perception and corporeity, where the existential context of the learner is the starting point to the understanding of the geographical space. Bearing this principle in mind, we have developed a set of activities at General Murilo Borges Moreira State School. We have contextualized the teaching content to meet the learner’s reality and as a result there was a significant retention of new content.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54180
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

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