Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54165
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diatomáceas em biofilme da interface sedimento-água no Manguezal de coroa Grande, Baía de Sepetiba, RJ
Autor(es): Pires, Luiz Carlos
Lacerda, Luiz Drude de
Palavras-chave: Espécie- Diatomáceas;Mangue;Biofilme
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Arquivo de Ciências do Mar
Citação: PIRES, Luiz Carlos; LACERDA, Luiz Drude de Lacerda. Diatomáceas em biofilme da interface sedimento-água no Manguezal de coroa Grande, Baía de Sepetiba, RJ. Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 37. n. 1-2, p.105-111. 2004.
Resumo: É caracterizada a flora de diatomáceas que forma um biofilme na interface sedimento-água do manguezal de Coroa Grande, Baía de Sepetiba, RJ. A comunidade de microalgas é constituída pelas seguintes espécies: Auliscus coelatus Bail, Actinopthycus undulatus, Biddulphia sp., Cocconeis scutellum, Cyclotella stylorum Bright, Fragilaria sp., Melosira nummuloides, Navicula lanceolata, Thalassionema sp. e Thalassiosira sp.. O biofilme encontra-se associado a sedimentos argilosos da superfície do manguezal. As interações entre os microorganismos do biofilme e o ambiente do mangue são sugeridas através da existência de biominerais. Esta biomineralização induzida inclui os finos filmes minerais argilosos das superfícies das diversas espécies de diatomáceas, como também grânulos e microcristais associados. A análise microscópica da comunidade de diatomáceas sugere sua efetiva participação nos processos biogeoquímicos da interface sedimento-água em ecossistemas de manguezal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54165
ISSN: 0374-5686
2526-7639 (online)
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_lcpires.pdf621,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.