Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54149
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A literatura como ferramenta para o ensino de geografia física
Título en inglés: Literature as a tool for physical geography teaching
Autor : Dias, Gabriela Klering
Dias, Liz Cristiane
Palabras clave : Ensino de geografia física;Literatura;Geografia física;Prática pedagógica
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Geosaberes
Citación : DIAS, Gabriela Klering; DIAS, Liz Cristiane. A literatura como ferramenta para o ensino de geografia física. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 115 - 124, set. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho propõe discutir a relação entre Geografia Física e a linguagem da Literatura como proposta de prática pedagógica para o Ensino Fundamental a partir da obra literária Viagem ao centro da Terra, do autor francês Júlio Verne. O artigo tem como objetivos propor uma prática pedagógica atrelada ao ensino de Geografia Física e Literatura proposta para o Ensino Fundamental bem como demonstrar a necessidade da utilização de linguagens para o ensino mais crítico e realista da Geografia Física na educação básica. Como resultados encontrados, a Geografia está presente em diversos aspectos da obra em questão e pode ser utilizada de diversas formas, através de uma história fictícia onde com a imaginação aspectos da Geografia são evidenciados. O trabalho demonstrou a importância das linguagens no ensino de Geografia e da necessidade de ampliação da utilização das mesmas.
Abstract: This work proposes to discuss the relationship between Physical Geography and the language of Literature as a proposal of pedagogical practice for Elementary School from the literary work Journey to the Center of the Earth by the French author Júlio Verne. The article aims to propose a pedagogical practice linked to the teaching of Physical Geography and Literature proposed for Elementary School as well as demonstrate the need to use languages for the most critical and realistic teaching of Physical Geography in basic education. As results found, Geography is present in several aspects of the work in question and can be used in a variety of ways, through a fictitious history where with the imaginative aspects of Geography are evidenced. The work demonstrated the importance of languages in the teaching of Geography and the need to expand their use.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54149
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_gkdias.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.