Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54143
Type: Artigo de Periódico
Title: Leitura de obras literárias nos cursos de E/LE: seu espaço e sua função
Authors: Lopes, Paulo Henrique Moura
Keywords: Obras literárias;Ensino de línguas;Leitura
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citation: LOPES, Paulo Henrique Moura. Leitura de obras literárias nos cursos de E/LE: seu espaço e sua função. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 57-71, jun. 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A adoção de obras literárias (adaptação autêntica ou literária) para a leitura é uma prática comum em cursos de língua estrangeira (LE). Esta atividade parece ser em concordância com estudos recentes que mostram a importância do uso do gênero literário. como material autêntico e relevante no ensino de línguas, especialmente para melhorar a leitura competência (PERIS 2000; ALBADALEJO 2007; LOEBENS, 2008; LOEBENS & GÓMEZ, 2009; MENDOZA, 2002, 2007). No entanto, vale a pena perguntar: como é feita essa leitura? Qual é o seu espaço na aula? Qual é o seu verdadeiro papel como um material para uso no ensino de LE? Este artigo tem como objetivo refletir sobre essas questões no à luz das concepções de leitura mais atuais e predominantes (CASSANY, 2006; FREIRE, 1985; KLEIMAN, 2002; MENDOZA, 2002) e o processo de leitura e suas implicações para o ensino da LE (WIDDOWSON, 1991; DENYER & JANSEN & GAVILÁN, 1998; ALBADALEJO 2007). Essas reflexões vão ser feito a partir de minha própria experiência como professor SFL em cursos de línguas com relato subsequente de uma experiência com o uso de uma obra literária nas aulas de SFL. Este artigo é parte do nosso mestrado preliminar em pesquisa de linguística aplicada em UECE, ainda em sua fase inicial, que observará o papel dos textos literários na processo de melhoria do desempenho em leitura em língua estrangeira e propor atividades de leitura de obras literárias nos cursos de LSF.
Abstract: The adoption of literary works (authentic or literary adaptation) for reading is a common practice in foreign language (FL) courses. This activity seems be in agreement with recent studies showing the importance of the use of the literary genre as authentic and relevant material in language teaching, specially to improve the reading competence (PERIS 2000; ALBADALEJO 2007; LOEBENS, 2008; LOEBENS&GÓMEZ, 2009; MENDOZA, 2002, 2007). However, it is worth asking: how is this reading carried out? What is its space in the class? What is its true role as a material for use in FL teaching? This article aims to reflect on these questions in the light of the most current and prevailing conceptions of reading (CASSANY, 2006; FREIRE, 1985; KLEIMAN, 2002; MENDOZA, 2002) and the process of reading and its implications for teaching FL (WIDDOWSON, 1991; DENYER&JANSEN&GAVILÁN, 1998; ALBADALEJO 2007). These reflections will be made from my own experience as an SFL teacher in language courses with subsequent reporting of an experience with the use of a literary work in SFL classes. This article is part of our preliminary master degree in applied linguistics research at UECE, still in its initial phase, which will observe the role of literary texts in the process of improvement of the performance in reading in a foreign language and propose activities for the reading of literary works in SFL courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54143
ISSN: 2318-0099
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_phmlopes.pdf424,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.