Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138
Type: Artigo de Periódico
Title: Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
Authors: Silva, Girlene Moreira da
Aragão, Cleudene de Oliveira
Keywords: Leitura;Literatura;Língua Espanhola;Ensino Médio
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citation: SILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 27-45, jun. 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: A partir da nossa pesquisa desenvolvida durante o mestrado no período de 2009 a 2011 em escolas públicas do Ceará, da nossa atuação como coordenadora do Projeto PIBID-CAPES em escolas públicas do Rio Grande do Norte, das leituras de Paiva (2003) Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002) e de acordo com nossa prática docente, percebemos que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. O professor apresenta dificuldades de formar o aluno naquela língua estudada e não consegue trabalhar as quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) em sua sala de aula. Entendemos que para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, precisamos focar na leitura e, assim, também conseguir outros avanços linguísticos. Defendemos, assim como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. A leitura trabalhada a partir de textos literários contribui para que o aluno desenvolva, como parte da competência comunicativa, a competência leitora e linguística, além de outras. Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial, que tem por objetivo geral melhorar o nível de compreensão leitora de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, refletiremos sobre os elementos que compõem a competência leitora e literária em língua estrangeira, mais especificamente o espanhol, e as possibilidades para seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138
ISSN: 2318-0099
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_gmsilvacoaragão.pdf450,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.