Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil |
Autor : | Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do |
Palabras clave : | Formação do professor de espanhol;Ensino de ELE;Produção de textos críticos |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citación : | NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do. Apresentação: dossiê “Construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil”. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 8-9, nov. 2013/maio 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Cresce a olhos vistos no Brasil uma produção de textos críticos sobre o ensino de ELE, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas nas e pelas universidades responsáveis pela formação de professores, em nosso país. Essa produção não se concentra no triângulo Rio–São Paulo–Minas Gerais, como podem pensar alguns. Atualmente, o ensino do Espanhol alcançou um lugar expressivo, graças ao trabalho que há muito tempo começou a ser construído por professores dedicados não só a “dar aulas de espanhol”, com todas as dificuldades de infraestrutura que havia, mas também a pensar e buscar compreender esse idioma a partir de um olhar brasileiro. Na década de 80, originada da vontade de criar uma “rede de trocas e alianças” entre os professores, criaram-se as primeiras associações regionais e os professores começaram a encontrar-se periodicamente, graças aos congressos e seminários realizados aqui e ali que muito contribuíram para que fossem dados os primeiros passos rumo à situação atual. Os percalços dessa trajetória não impediram que o espanhol no Brasil alcançasse a maioridade: se já havia cursos de pós-graduação na USP e na UFRJ, a persistência, o empenho e a dedicação dos professores de espanhol trabalharam pelo crescimento dessa área de estudo. Além da criação de outros cursos de Pós-Graduação, vemos, hoje, novas universidades, nos mais longínquos rincões deste país, dedicadas a formar professores de espanhol, integrando aquela pequena rede original que se vai ampliando rapidamente, sem perder de vista a importância da qualidade, como atestam, em cada congresso, práticas e pesquisas apresentadas em forma de comunicações. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54085 |
ISSN : | 2318-0099 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_mbbnascimento.pdf | 290,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.