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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54083
Type: | TCC |
Title: | Índice de caminhabilidade: um estudo de caso na cidade de Fortaleza |
Title in English: | Walkability index: a case study in the city of Fortaleza |
Authors: | Ferreira, Lucas Sousa |
Advisor: | Cunto, Flávio José Craveiro |
Keywords: | Pedestres;Caminhabilidade;iCam;Trechos homogêneos |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FERREIRA, Lucas Sousa. Índice de caminhabilidade: um estudo de caso na cidade de Fortaleza. 2019. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atualmente o planejamento de transportes passa por modificações, as quais colocam o pedestre em posição central nos processos de tomada de decisão. Assim, o poder público passa a necessitar de métricas capazes de considerar o comportamento e preferências do usuário do transporte peatonal. Para tanto tem-se o conceito de caminhabilidade, que seria uma medida do quão benéficas são as características do ambiente para a caminhada. Nesse contexto surge o Índice de Caminhabilidade do ITDP – o iCam. Este índice é uma ferramenta que elenca 15 indicadores, de forma a possibilitar uma visão mais objetiva da oferta ao usuário do transporte a pé. Esse trabalho se propõe a fazer a aplicação do iCam em um corredor arterial, avaliando todos os seus segmentos, de forma a observar as tendências dos indicadores do índice nestas condições. Para tanto, utilizou-se como estudo de caso a Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza. Com os resultados de iCam obtidos a via foi caracterizada como tendo condição “suficiente” no quesito caminhabilidade. Observa-se, porém, que o índice apresenta limitações no que diz respeito à diferenciação de trechos, como é esperado devido a homogeneidade dos mesmos, tornando o processo decisório e a definição de segmentos críticos mais difíceis. Fez-se uma análise exploratória dos indicadores um a um, de modo a observar tendências e relações. Com essa análise também foram definidos indicadores com maior variabilidade nos segmentos, além de maior adequação à distribuição dos valores do iCam. Ao fazer o cálculo do iCam apenas com estes indicadores, torna-se mais fácil a observação de trechos críticos. Observou-se ainda que os resultados obtidos pelo iCam com os indicadores selecionados tem forte correlação com os resultados do iCam completo. Devido a isso, pode-se concluir que a seleção de indicadores aplicada neste trabalho foi satisfatória para seleção dos trechos críticos. |
Abstract: | Currently, transportplanningisundergoingmodifications, whichputthepedestrian in a central position in decision-making processes. Thus, thegovernmentneedsmetricscapableof consideringthebehaviorandpreferencesofthepedestriantransportuser. To thisend, wehave theconceptof walkability, whichwouldbe a measureofhow beneficial thecharacteristicsof theenvironment for walking are. In thiscontext comes the ITDP Walkability Index - the iCam. Thisindexis a toolthatlists 15 indicators to enable a more objectiveviewoftheoffer to theuserofwalking. Thispaperproposes to applythe iCam in an arterial corridor, evaluatingallitssegments, in order to observe thetrendsoftheindexindicatorsunderthese conditions. For this, weused as a case studythe Avenida Bezerra de Menezes, in Fortaleza. Withthe iCam resultsobtained, theroadwascharacterized as having a “sufficient” condition in the walkability. However, itisobservedthattheindexhaslimitationsregardingthe differentiationofsections, as expecteddue to theirhomogeneity, makingthedecision-making processandthedefinitionofcriticalsegments more difficult. Anexploratoryanalysisofthe indicatorswasdoneonebyone to observe trendsandrelationships. Thisanalysisalsodefined indicatorswithgreatervariability in thesegments, as well as greateradequacy to the distributionof iCam values. Bycalculatingthe iCam withonlytheseindicators, itbecomes easier to observe criticalsections. Itwasalsoobservedthattheresultsobtainedby iCam with theselectedindicatorshave a strongcorrelationwiththeresultsofthe complete iCam. Due to this, it can beconcludedthattheselectionofindicatorsapplied in thisworkwassatisfactory for theselectionofcriticalsections. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54083 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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