Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54069
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso do aplicativo landscapAR como recurso pedagógico para o ensino de geografia
Título em inglês: The use of the landscapAR application as a pedagogical resource for geographical education
Autor(es): Oliveira, Erico Anderson de
Oliveira, Rosália Caldas Sanábio de
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Geografia;LandscapAR;Tecnologia
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: OLIVEIRA, Érico Anderson de; OLIVEIRA, Rosália Caldas Sanábio de. O uso do aplicativo landscapAR como recurso pedagógico para o ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 100 - 114, set. 2019.
Resumo: Atrelar as novas tecnologias já utilizadas, ostensivamente, pelos alunos em favor de uma aprendizagem significativa é um desafio para cada professor e um trunfo pedagógico. A fundamentação teórica baseou-se nos preceitos de Ausubel, Vygotsky e Piaget. O aplicativo LandscapAR converte uma representação em curvas de nível, em imagens 3D renderizadas. O objetivo principal foi verificar a apreensão dos alunos em relação ao estudo do relevo terrestre e, particularmente, das curvas de níveis. O conteúdo foi trabalhado anteriormente com os alunos, em Geografia, com 10 turmas do 1º ano do Ensino Médio do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG). A atividade com o LandscapAR complementou as discussões, ampliando a curiosidade dos alunos e tornando o celular um parceiro no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Connecting the new technologies that students already ostensibly use to effective learning is a challenge for every teacher and a pedagogical asset when this linkage is set. The theoretical basis was set up mainly on the precepts of Ausubel, Vygotsky and Piaget. The chosen application "LandscapAR" transformation of isolines captured by the mobile into 3D rendered images. The main objective was to verify the apprehension of the students in relation to the study of land relief and, particularly, of the level curves. The content was previously worked with the students, in Geography, of ten classes of the high school first year in the CEFET MG in the city of Belo Horizonte (MG). The activity with LandscapAr complemented the discussions, broadening the curiosity of students and making the cell phone a partner in the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54069
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_eadoliveira.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.