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dc.contributor.authorOliveira, Erico Anderson de-
dc.contributor.authorOliveira, Rosália Caldas Sanábio de-
dc.date.accessioned2020-09-16T10:19:42Z-
dc.date.available2020-09-16T10:19:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Érico Anderson de; OLIVEIRA, Rosália Caldas Sanábio de. O uso do aplicativo landscapAR como recurso pedagógico para o ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 100 - 114, set. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54069-
dc.description.abstractConnecting the new technologies that students already ostensibly use to effective learning is a challenge for every teacher and a pedagogical asset when this linkage is set. The theoretical basis was set up mainly on the precepts of Ausubel, Vygotsky and Piaget. The chosen application "LandscapAR" transformation of isolines captured by the mobile into 3D rendered images. The main objective was to verify the apprehension of the students in relation to the study of land relief and, particularly, of the level curves. The content was previously worked with the students, in Geography, of ten classes of the high school first year in the CEFET MG in the city of Belo Horizonte (MG). The activity with LandscapAr complemented the discussions, broadening the curiosity of students and making the cell phone a partner in the teaching-learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLandscapARpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO uso do aplicativo landscapAR como recurso pedagógico para o ensino de geografiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtrelar as novas tecnologias já utilizadas, ostensivamente, pelos alunos em favor de uma aprendizagem significativa é um desafio para cada professor e um trunfo pedagógico. A fundamentação teórica baseou-se nos preceitos de Ausubel, Vygotsky e Piaget. O aplicativo LandscapAR converte uma representação em curvas de nível, em imagens 3D renderizadas. O objetivo principal foi verificar a apreensão dos alunos em relação ao estudo do relevo terrestre e, particularmente, das curvas de níveis. O conteúdo foi trabalhado anteriormente com os alunos, em Geografia, com 10 turmas do 1º ano do Ensino Médio do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG). A atividade com o LandscapAR complementou as discussões, ampliando a curiosidade dos alunos e tornando o celular um parceiro no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.title.enThe use of the landscapAR application as a pedagogical resource for geographical educationpt_BR
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