Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54043
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo do efeito do ph e da presença de detergente na imobilização de lipase de Thermomyces lanuginosus (tll) em nanopartículas superparamagnéticas
Autor(es): Bezerra, Rayanne Mendes
Santos, José Cleiton Sousa dos
Andrade Neto, Davino Machado
Galvão, Wesley dos Santos
Fechine, Pierre Basílio Almeida
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Palavras-chave: Imobilização de enzimas;Lipase;Nanopartículas
Data do documento: 2016
Citação: BEZERRA, Rayanne Mendes; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; ANDRADE NETO, Davino Machado; GALVÃO, Wesley dos Santos; FECHINE, Pierre Basílio Almeida; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros. Estudo do efeito do ph e da presença de detergente na imobilização de lipase de Thermomyces lanuginosus (tll) em nanopartículas superparamagnéticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Resumo: A Lipase de Thermomyces lanuginosus (TLL) foi imobilizada em nanopartículas superparamagnéticas (NPM) de ferro (Fe3O4) para melhorar a estabilidade deste biocatalisador e facilitar a recuperação do mesmo por aplicação de campo magnético. As NPM utilizadas apresentam modificações em suas superfícies dadas pelo recobrimento com γ-aminopropiltrietoxissilano (APTES) ou com polietilenimina ramificada (BPEI), o que melhora a interação das enzimas com o suporte. No processo de imobilização a presença de detergente Triton-X e o pH do meio foram avaliados. As imobilizações se deram por formação de ligações covalentes entre a enzima e o suporte à 25ºC, com tampões de concentração de 25mM. Os biocatalisadores produzidos com NPM@BPEI e NPM@APTES apresentaram atividade de 8,9 Uρ-NPB e 10,9 Uρ-NPB por grama de suporte respectivamente, na presença do detergente com concentração de 0,1%(v/v), pH 7 e 25mM.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54043
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rmbezerra.pdf467,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.