Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54038
Tipo: | TCC |
Título: | Gênero, sexualidade e suicídio: olhares e vivências de estudantes LGBTQ+ de uma escola pública estadual |
Autor(es): | Silva, Francisco Kelverton Rodrigues da |
Orientador: | Almeida, Ronaldo de Sousa |
Palavras-chave: | Identidade de Gênero;Suicídio;Escolas públicas - Fortaleza (CE);Adolescentes homossexuais - Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, F. K. R. Gênero, sexualidade e suicídio: olhares e vivências de estudantes LGBTQ+ de uma escola pública estadual . 2019. 201 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa busca investigar a partir do olhar e vivência de estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública de Fortaleza-CE, a presença/ausência das temáticas de gênero e sexualidade na escola, tecendo reflexões acerca da manifestação do suicídio entre estudantes adolescentes LGBTQ+. Evidenciam-se também as relações que se estabelecem dentro do ambiente escolar e as trajetórias escolares/de vidas aqui apresentadas pelos estudantes. Como referencial teórico, utilizamos teorias e conceitos indispensáveis por grandes estudiosas/os, tais como: (LOURO, 1997) para o auxílio nas discussões e reflexões acerca das construções de gênero e sexualidade e seus rebatimentos na escola, (CANDAU; MOREIRA; 2008) com suas considerações acerca dos conflitos culturais e as práticas pedagógicas na escola, (FOUCAULT 1988) nas análises teóricas e históricas a respeito das sexualidades, suas relações e os contextos sociais e (DURKHEIM 1973) para compreender a manifestação do suicídio e seu vínculo com os aspectos sociais da vida em sociedade, além de estar amparado por documentos oficias da educação brasileira que norteiam o currículo e práticas educativas na escola. Como recurso metodológico realizamos observações participantes e entrevistas semiestruturadas. A partir de nossas análises, compreendemos que as questões de gênero e sexualidade se constroem através de processos sociais que perpassam por estruturas históricas e discursivas. No estudo, identificamos que há relação entre as questões relacionadas ao suicídio (tentativas, ideações, pensamentos) e a ausência de discussões sobre gênero e sexualidade na escola. Assim, defendemos a necessidade de que tais temáticas sejam abordadas na escola como parte de uma formação humana integral, podendo tornar-se também ferramentas de resistência para as/os estudantes LGBTQ+. Por fim, os resultados apontam que os estudantes envolvidos percebem seu espaço de maneira crítica e reflexiva, demonstrando uma importante insatisfação acerca das políticas internas da escola, bem como, as reproduções hegemônicas que se perpetuam na sociedade |
Abstract: | The present research seeks to investigate from the look and experience of high school students from a public school in Fortaleza-CE, the presence / absence of gender and sexuality themes in the school, reflecting on the manifestation of suicide among adolescent students. LGBTQ +. It also highlights the relationships that are established within the school environment and the school / life trajectories presented here by the students. As a theoretical framework, we use theories and concepts indispensable by great scholars, such as: (LOURO, 1997) to help in discussions and reflections about the constructions of gender and sexuality and their rebounds in school, (CANDAU; MOREIRA; 2008). with his considerations about cultural conflicts and pedagogical practices at school (FOUCAULT 1988) in theoretical and historical analyzes of sexualities, their relationships and social contexts and (DURKHEIM 1973) to understand the manifestation of suicide and its link with social aspects of life in society, besides being supported by official documents of the Brazilian education that guide the curriculum and educational practices in the school. As a methodological resource we conducted participant observations and semi-structured interviews. From our analyzes, we understand that gender and sexuality issues are built through social processes that permeate historical and discursive structures. In the study, we identified a relationship between suicide-related issues (attempts, ideas, thoughts) and the absence of discussions about gender and sexuality in school. Thus, we defend the need for such themes to be approached at school as part of an integral human formation, and may also become resistance tools for LGBTQ + students. Finally, the results indicate that the students involved perceive their space in a critical and reflexive manner, demonstrating an important dissatisfaction about the school's internal policies, as well as the hegemonic reproductions that perpetuate themselves in society |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54038 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_fkrsilva.pdf | 865,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.