Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988
Tipo: Artigo de Evento
Título: Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana)
Autor(es): Oliveira, Valéria Santos de
Rodrigues, Sueli
Fernandes, Fabiano André Narciso
Palavras-chave: Tecnologia ultrassônica;Vitamina E;Abacate
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Valéria Santos de; RODRIGUES, Sueli; FERNANDES, Fabiano André Narciso. Influência do processamento ultrassônico na vitamina E pura e no abacate (persea americana). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Resumo: A tecnologia ultrassônica tem sido apreciada por ser um método seguro na preservação de nutrientes. Este trabalho teve como objetivo, avaliar o comportamento da vitamina E pura e também no fruto de abacate quando são submetidos à ação de um sonificador de ponteira em temperaturas controladas de 23, 40 e 60°C e em potências variando de 100 a 500 W por um período de 30 minutos. Observou-se que na vitamina E pura, não houve variação na perda desse nutriente em todas as potências estudadas, já quando o mesmo foi analisado no abacate, notou-se que nos primeiros minutos teve degradação da vitamina E dispersa no meio, como também após 30 minutos uma liberação deste nutriente (aquele ligado à estrutura do abacate) maior do que a taxa de degradação inicial. Quando aumentou a temperatura, verificou-se a liberação do componente analisado mais rápido, tornando esta vitamina disponível, porém concluiuse que a sonificação em si não possuiu influência na degradação da vitamina estudada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53988
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_vsoliveira.pdf442,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.