Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53877
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Abordagem funcionalista da oração adjetiva: uma intervenção pedagógica no ensino fundamental |
Título en inglés: | Functional approach to adjective clause: a pedagogical intervention in elementary school |
Autor : | Bispo, Edvaldo Balduino Silva, Lígia Maria da |
Palabras clave : | Oração adjetiva;Linguística Funcional;Ensino de Língua Portuguesa |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | BISPO, Edvaldo Balduino; SILVA, Lígia Maria da. Abordagem funcionalista da oração adjetiva: uma intervenção pedagógica no ensino fundamental. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 10, v. 10, n. 2, p. 1-21, maio/ago. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste artigo, apresentamos e discutimos resultados da aplicação de uma proposta didática de abordagem funcionalista da oração adjetiva no Ensino Fundamental. Objetivamos contribuir para a melhoria do ensino desse tipo oracional, considerando textos autênticos produzidos em situações reais de interação e o respeito à diversidade de usos linguísticos. Por meio de uma pesquisa interventiva, de natureza qualitativointerpretativista, desenvolvemos sequência de aulas composta por quatro etapas. A intervenção ancorouse teórico-metodologicamente na Linguística Funcional norte-americana e em sua correlação com o ensino de Língua Portuguesa, notadamente em conformidade com as orientações curriculares nacionais.Os achados revelam que os alunos da turma participante apresentaram melhor compreensão do conteúdo em relação à turma de controle. Essa melhor compreensão relaciona-se, principalmente, a: i) diferentes modos de organização da adjetiva, ii) aspectos semânticos e discursivo-pragmáticos atinentes aos usos dessas orações e ao núcleo nominal a que elas se ligam e iii) distinção entre restritiva e explicativa. Os resultados também revelam a necessidade de ajustes devido à realidade das turmas e ao atendimento às bases teóricas que fundamentaram a intervenção. Tais ajustes incluem, por exemplo, o tempo destinado às atividades e a readequação de algumas questões dos exercícios. |
Abstract: | In this paper, we present and discuss the results of applying a didactic proposal for a functionalist approach to adjective clause in Elementary School. We aim to contribute to the improvement of teaching of adjective clause, considering authentic texts produced in real situations of interaction and respecting the diversity of linguistic usage. Through an interventional research, of a qualitative-interpretative nature, we developed a sequence of classes composed of four stages. The theoretical and methodological support is the North American Functional Linguistics and its correlation with Portuguese language teaching, notably in accordance with national curriculum guidelines. The findings reveal that the students in the participating class had understood the content better than that ones of the control class. This better understanding is mainly related to: i) different strategies of adjective clauses, ii) semantic and discursive-pragmatic aspects related to the uses of these clauses and the head noun to which they are linked and iii) distinction between restrictive and nonrestrictive adjective clause. The results also show the need for adjustments due to the reality of the classes and the attendance to the theoretical support. Such adjustments include the time allocated to activities and the readjustment of some exercise questions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53877 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_ebbispolmsilva.pdf | 439,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.