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dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorFernandes, Erasmo Dantas da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:09:05Z-
dc.date.available2020-09-04T19:09:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERNANDES, Erasmo Dantas da Silva. A contação de histórias por professores do sexo masculino na educação infantil. 2019. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53852-
dc.description.abstractStorytelling is an important pedagogical practice for child development and learning, having culturally and traditionally the female presence in this activity. In this sense, the present work sought to see the other side, investigating the characteristics of storytelling activity by male teachers in early childhood education of preschool institutions in Fortaleza - CE. The subjects who participated in this research were three male teachers from the municipal school system of Fortaleza-CE. For data collection, a semi-structured interview was used. The theoretical support had its core in the works of Abramovich (1997), Aragon (2018), Bettelheim (2009), Bomtempo (2003), Brazil (1996-1988), Busatto (2006), Cavalcante (2018), Coelho (1999) , Dallabona and Mendes (2004), Machado (2004), among others. The data, after being analyzed, show that there is a gap between the initial formation of the Pedagogy Course and the practice of storytelling, whose discipline is optional. In addition, at school, teachers have some difficulties in carrying out the activity, such as the lack of mastery of storytelling techniques, few teaching materials and the control of student dispersion. In this sense, we can conclude that teachers are insecure when performing storytelling, as they do not have a more consistent formation in relation to this practice and, therefore, it is suggested that public policies and school management pay more attention to storytelling, as it is essential for developing future readers and critical citizens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectProfessores do sexo masculinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.titleA contação de histórias por professores do sexo masculino na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA contação de história é uma importante prática pedagógica para o desenvolvimento infantil e da aprendizagem, tendo cultural e tradicionalmente a presença feminina nessa atividade. Nesse sentido, o presente trabalho buscou ver o outro lado, investigando as características da atividade de contação de histórias por professores do sexo masculino na educação infantil de instituições pré-escolares de Fortaleza – CE. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram três professores homens da rede de ensino municipal da cidade de Fortaleza-CE. Para coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. O apoio teórico teve seu cerne nos trabalhos de Abramovich (1997), Aragão (2018), Bettelheim (2009), Bomtempo (2003), Brasil (1996-1988), Busatto (2006), Cavalcante (2018), Coelho (1999), Dallabona e Mendes (2004), Machado (2004), entre outros. Os dados, após serem analisados, mostram que existe uma lacuna entre a formação inicial do Curso de Pedagogia e a prática de contação de história, cuja disciplina é optativa. Além disso, na escola, os professores têm algumas dificuldades para realizar a atividade, como o escasso domínio de técnicas para a contação de história, poucos materiais didáticos e o controle da dispersão dos alunos. Nesse sentido, podemos concluir que os professores estão inseguros ao realizar a contação de histórias, por não terem uma formação mais consistente em relação a esta prática, dentre outros aspectos da docência e, por isso, sugere-se que as políticas públicas e a direção da escola deem mais atenção a contação de história, pois ela é essencial para desenvolver futuros leitores e cidadãos críticos.pt_BR
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