Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53846
Tipo: TCC
Título: A afetividade e o desenvolvimento sociocognitivo de crianças residentes em instituição pública de acolhimento em Fortaleza/Ceará
Autor(es): Pires, Débora Evellyn Alves
Orientador: Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave: Afetividade;Desenvolvimento sociocognitivo;Instituição de acolhimento
Data do documento: 2019
Citação: PIRES, Débora Evellyn Alves. Afetividade e o desenvolvimento sociocognitivo de crianças residentes em instituição pública de acolhimento em Fortaleza/Ceará. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O trabalho aborda sobre afetividade e o desenvolvimento socio cognitivo de crianças residentes em uma instituição pública de acolhimento em Fortaleza/Ceará. Tem como objetivo investigar o papel da afetividade no desenvolvimento sócio cognitivo de crianças residentes em uma instituição pública de acolhimento, bem como no ambiente escolar na cidade de Fortaleza/Ceará. Para fundamentar as discussões sobre afetividade, os meios familiar e social nos quais os indivíduos estão inseridos e o desenvolvimento sócio cognitivo utilizamos as contribuições de autores, tais como: Wallon (2007), Vigotsky (1991; 2007), Galvão (1995), Batista (2016), dentre outros. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa, com o uso da entrevista com roteiro semiestruturado com uma socio educadora da instituição de acolhimento e com uma professora da rede pública municipal de ensino. Foi usado, ainda, a técnica da observação da criança investigada, duas no abrigo e duas na escola em que estuda, buscando compreender como se comporta com as pessoas que a cercam. Como resultado, foi possível verificar que ambas as instituições educativas têm dificuldade de lidar com os problemas causados pelo abandono da criança; mas a mediação dos conflitos ocorre a partir das relações afetivas, sobretudo, das profissionais que acompanham o dia a dia das crianças. Além disso, os resultados evidenciam que essas relações têm contribuído para promover o desenvolvimento sócio cognitivo da criança. Para concluir, constatamos que a afetividade tem papel relevante no desenvolvimento sócio cognitivo da criança, e que tanto um quanto o outro devem ser trabalhados concomitantemente, sem privilégio de um ou do outro, a fim de evitar comprometer as múltiplas dimensões que constituem o ser humano - afetiva, socio emocional e cognitiva.
Abstract: The work addresses on affectivity and the socio-cognitive development of children living in a public reception institution in Fortaleza/Ceará. It aims to investigate the role of affectivity in the cognitive socio-development of children living in a public reception institution, as well as in the school environment in the city of Fortaleza/Ceará. To support discussions on affectivity, the family and social media in which individuals are inserted and cognitive socio-development use the contributions of authors, such as: Wallon (2007), Vigotsky (1991; 2007), Galvão (1995), Batista (2016), among others. The methodology consisted of qualitative research, with the use of the interview with a semistructured script with a socio educator of the host institution and with a teacher from the municipal public school system. The technique of observing the investigated child was also used, two in the shelter and two in the school in which he studies, seeking to understand how he behaves with the people around her. As a result, it was possible to verify that both educational institutions have difficulty dealing with the problems caused by the abandonment of the child; but the mediation of conflicts occurs from affective relationships, especially from the professionals who accompany the daily lives of children. In addition, the results show that these relationships have contributed to promote the cognitive socio-development of the child. In conclusion, we found that affectivity plays a relevant role in the child's cognitive socio-development, and that both one and the other should be worked concomitantly, without privilege of one or the other, in order to avoid compromising the multiple dimensions that constitute the human being - affective, socio-emotional and cognitive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53846
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_deapires.pdf502,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.