Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Juscileide Braga de-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Jéssica de Sousa-
dc.date.accessioned2020-09-03T16:22:27Z-
dc.date.available2020-09-03T16:22:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ana Jéssica de Sousa. O uso do ábaco como uma possibilidade pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53828-
dc.description.abstractAware of the importance of the role of mathematics in the development of the individual, this paper presents a research aimed at alleviating the learning difficulties perceived in mathematics, especially in the early years. One of the difficulties concerns the Decimal Numbering System and its main concepts. For this reason, it is interesting for the teacher to use strategies and resources that facilitate solidified student learning. Analyzing possible difficulties in this field of mathematics, the paper aims to investigate which contributions the abacus, as a pedagogical resource, helps in understanding the Decimal Numbering System of students in the early years of elementary school. This is a qualitative case study research. The subjects were two children, aged 7 and 8 years, who attended, respectively, the 2nd and 3rd years of elementary school. Abacus and evaluations were used as material to investigate if such resource was effective in the construction of mathematical concepts. Through the abacus, the game “Never Ten” was also used as a strategy, introducing the importance of pedagogical games for the ratification of acquired knowledge. In this work the role of the teacher is very important, as it guides the student in games, being a great mediator. The results obtained through the research point to an improvement in the understanding of the Decimal Numbering System through the used resource.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÁbacopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSistema de numeração decimalpt_BR
dc.titleO uso do ábaco como uma possibilidade pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsciente da importância do papel da matemática no desenvolvimento do indivíduo, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com intuito de amenizar as dificuldades de aprendizagens percebidas na matemática, em especial, nos anos iniciais. Uma das dificuldades diz respeito ao Sistema de Numeração Decimal e seus conceitos principais. Por este motivo, é interessante que o professor use de estratégias e de recursos que facilitem o aprendizado solidificado do aluno. Analisando possíveis dificuldades nesse campo da matemática, o trabalho tem por finalidade investigar quais contribuições o ábaco, como um recurso pedagógico, auxilia na compreensão do Sistema de Numeração Decimal de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram duas crianças, com idades de 7 e 8 anos, que cursavam, respectivamente, o 2° e o 3° ano do Ensino Fundamental. Foi utilizado como material o ábaco e avaliações para investigar se tal recurso foi eficaz na construção de conceitos matemáticos. Através do ábaco, utilizou-se também como estratégia o jogo “Nunca Dez”, no qual introduz a importância dos jogos pedagógicos para a ratificação dos conhecimentos adquiridos. Neste trabalho o papel do professor é muito importante, pois orienta o aluno nos jogos, sendo um grande mediador. Os resultados obtidos através da pesquisa apontam para uma melhora na compreensão do Sistema de Numeração Decimal através do recurso utilizado.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ajsbarbosa.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.