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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5379
Tipo: | Dissertação |
Título : | Efetividade do processo de capacitação dos enfermeiros para utilização do álbum seriado : alimentos regionais promovendo a segurança alimentar |
Título en inglés: | Effectiveness of the training program for nurses to use the flipchart : regional foods promoting food security |
Autor : | Aires, Julliana dos Santos |
Tutor: | Ximenes, Lorena Barbosa |
Co-asesor: | Martins, Mariana Cavalcante |
Palabras clave : | Segurança Alimentar e Nutricional;Saúde da Criança;Capacitação Profissional |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | AIRES, J. S. Efetividade do processo de capacitação dos enfermeiros para utilização do álbum seriado: alimentos regionais promovendo a segurança alimentar. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A capacitação dos profissionais é uma estratégia que pode ser utilizada para atualização de temas importantes, como a alimentação infantil. O estudo teve como objetivos avaliar a efetividade do processo de capacitação de enfermeiras para aplicação do álbum seriado; verificar a validade de aparência e de conteúdo do roteiro e dos instrumentos; caracterizar o perfil profissional das enfermeiras; e mensurar o conhecimento teórico das mesmas antes e após a capacitação. Tratou-se de um estudo piloto com delineamento quase experimental, do tipo antes e depois. Participaram da capacitação, sete enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da zona rural de Maranguape. A capacitação foi baseada no álbum seriado e na pedagogia da Liberdade de Paulo Freire, a qualbusca o diálogo e a troca de conhecimentos. Para coleta de dados, elaboraram-se seis instrumentos, dos quais três foram submetidos à validação de conteúdo e de aparência por cinco juízes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará sob protocolo nº 353/11. Em relação à validação do pré-teste e pós-teste, oito categorias (61,5%) foram consideradas como claras e compreensíveis; sendo todas (N=13;100%) avaliadas como relevantes, apresentando Índice de Validade de Conteúdo (IVC) total do pré-teste de 0,95 e do pós-teste de 0,94.Já na validação do roteiro de observação, os juízes consideraram os nove itens elaborados como claros/compreensíveis e relevantes, tendo apresentado IVC de 1.Em relação às enfermeiras participantes, todas (N=7; 100%) eram do sexo feminino e possuíam, em média, seis anos de formação; a maioria tinha especialização (N=5; 71,4%) e atuava na ESF da zona rural há quatro anos, em média; cinco (71,4%) já tinham participado de cursos e realizavam atividades educativas. Todas (N=7; 100%) conheciam a definição de “alimentos regionais”; quatro (57,1%) já tinham ouvido falar em “segurança alimentar e nutricional”; e apenas uma (14,3%) conhecia o manual “Alimentos regionais Brasileiros”.Na avaliação do conhecimento teórico, das treze categorias criadas, em nove delas, todas as enfermeiras acertaram tanto as questões pré-teste como as do pós-teste. Já na atividade de simulação durante as três primeiras demonstrações, segundo as observadoras, não houve o cumprimento dos itens propostos. Contudo, nas demais, todos os itens foram contemplados satisfatoriamente. Em relação à avaliação da capacitação, as participantes consideraram que adquiriram novos conhecimentos, que a metodologia empregada favoreceu o aprendizado e ressaltaram ainda o interesse em utilizar o álbum seriado. Quanto à avaliação geral da capacitação, quatro enfermeiras consideraram-na como ótima; e três, como excelente. Conclui-se que o presente estudo possibilitou a elaboração de um processo de capacitação com uso de instrumentos válidos, os quais viabilizaram o desenvolvimento de uma proposta estruturada, proporcionando, assim, uma prática dialógica e reflexiva, a partir do álbum seriado. |
Abstract: | The training of professionals is a strategy that can be used to update important issues such as infant feeding. The study aimed to evaluate the effectiveness of the process of training for nurses applying flipchart; verify the validity of appearance and content of the script and instruments; characterize the profile of professional nurses, and measure the theoretical knowledge of the same before and after training. This was a pilot study with a quasi-experimental, before and after the type. Participated in the training, seven nurses of the Family Health Strategy (FHS) of rural Maranguape. The training was based on the flipchart and pedagogy of Paulo Freire seeking dialogue and knowledge exchange. For data collection, drawn up six instruments, three of which were submitted to the validation of content and appearance of five judges. The study was approved by the Ethics Committee of the University Federal of Ceará protocol number 353/11. Regarding the validation of the pre-test and post-test, eight categories (61.5%) were considered clear and understandable, and all (N = 13, 100%) evaluated as relevant, presenting Content Validity Index (CVI ) total of 0.95 pretest and post-test of 0.94. In the validation script for observation, the judges considered the nine items developed as clear / understandable and relevant, and presented one of IVC. Regarding nurses participating, all (N = 7, 100%) were female and had an average of six years of training, most had expertise (N = 5, 71.4%) and worked in the FHS zone rural four years ago, on average, five (71.4%) had participated in courses and educational activities performed. All (N = 7, 100%) knew the definition of "regional food", four (57.1%) had heard of "food and nutrition security" and only one (14.3%) knew the manual "Brazilian regional foods". In evaluating the theoretical knowledge of the thirteen categories created in nine of them, all the nurses agreed issues both pre-test as post-test. In the simulation activity during the first three statements, according to observers, there was no compliance with the proposed items. However, in the other, all items have been satisfactorily addressed. Regarding the assessment of the training, the participants felt they acquired new knowledge, the methodology favored learning and stressed still interest in using the flipchart. As for the overall evaluation of training, four nurses found it as excellent and three as excellent. We conclude that the present study enabled the development of a training process with use of valid instruments, which enabled the development of a structured proposal, providing thus a dialogic and reflective practice, from the flipchart. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5379 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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