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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Fátima Nobre Maria-
dc.contributor.authorMoreira, Thaís Kelly da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-02T18:29:54Z-
dc.date.available2020-09-02T18:29:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thaís Kelly da Silva. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectResponsáveispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectApoio escolarpt_BR
dc.titleA relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo investigar qual papel da família no cotidiano escolar para melhorar a aprendizagem das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública de Fortaleza-CE. A observação do tempo do estágio em duas escolas públicas de Fortaleza, em três salas de aula, onde as narrativas mostraram a importância que tem um responsável pela educação das crianças, fez emergir a intenção desta pesquisa. A relação entre família e escola é primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, especialmente o interesse dos responsáveis pelo seu dia-a-dia na escola. Porque o desenvolvimento humano se dar basicamente nas suas interações sociais, em que o pensamento e a linguagem mantêm uma relação determinante nesse processo. A pesquisa teve como questão principal: que importantes contribuições a família desenvolve para o aprendizado do aluno do 3° ano do ensino fundamental, em duas instituições públicas de Fortaleza-CE? Esta pesquisa se desenvolveu como um Estudo de caso, com abordagem qualitativa e técnicas da observação participante, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos responsáveis de 13 alunos, dos 20 que aceitaram participar da pesquisa, dos 30 convidados. Diante dos dados, concluem-se que há dois grupos de responsáveis nas duas escolas, os que são proativos no apoio escolar aos filhos, por isso, geralmente tem bom rendimento escolar. E os que não participam ativamente da vida escolar dos filhos, deixando toda tutela pra escola, por isso, são por vezes alunos com baixo rendimento escolar. De modo geral, a maioria dos responsáveis acompanham as atividades de casa; somente procuram o professor quando convocados, ao mesmo tempo em que indicam serem eles e a escola (em parceria), responsáveis pela educação dos filhos. Enfim, o grande desafio da escola é promover um canal de comunicação exitoso entre ela e os responsáveis, para que os mesmos sintam-se parte da escola e ajudem a desenvolver cada vez melhor sujeitos de bem, capazes de transformar a sociedade.pt_BR
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