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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lopes, Fátima Nobre Maria | - |
dc.contributor.author | Moreira, Thaís Kelly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T18:29:54Z | - |
dc.date.available | 2020-09-02T18:29:54Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Thaís Kelly da Silva. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. 2019. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53779 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Responsáveis | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Apoio escolar | pt_BR |
dc.title | A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem por objetivo investigar qual papel da família no cotidiano escolar para melhorar a aprendizagem das crianças no 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública de Fortaleza-CE. A observação do tempo do estágio em duas escolas públicas de Fortaleza, em três salas de aula, onde as narrativas mostraram a importância que tem um responsável pela educação das crianças, fez emergir a intenção desta pesquisa. A relação entre família e escola é primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, especialmente o interesse dos responsáveis pelo seu dia-a-dia na escola. Porque o desenvolvimento humano se dar basicamente nas suas interações sociais, em que o pensamento e a linguagem mantêm uma relação determinante nesse processo. A pesquisa teve como questão principal: que importantes contribuições a família desenvolve para o aprendizado do aluno do 3° ano do ensino fundamental, em duas instituições públicas de Fortaleza-CE? Esta pesquisa se desenvolveu como um Estudo de caso, com abordagem qualitativa e técnicas da observação participante, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos responsáveis de 13 alunos, dos 20 que aceitaram participar da pesquisa, dos 30 convidados. Diante dos dados, concluem-se que há dois grupos de responsáveis nas duas escolas, os que são proativos no apoio escolar aos filhos, por isso, geralmente tem bom rendimento escolar. E os que não participam ativamente da vida escolar dos filhos, deixando toda tutela pra escola, por isso, são por vezes alunos com baixo rendimento escolar. De modo geral, a maioria dos responsáveis acompanham as atividades de casa; somente procuram o professor quando convocados, ao mesmo tempo em que indicam serem eles e a escola (em parceria), responsáveis pela educação dos filhos. Enfim, o grande desafio da escola é promover um canal de comunicação exitoso entre ela e os responsáveis, para que os mesmos sintam-se parte da escola e ajudem a desenvolver cada vez melhor sujeitos de bem, capazes de transformar a sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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