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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma visão da classe estudantil sobre ambientes recifais na Região Metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil
Título em inglês: Students’ view of reef environments in the metropolitan area of Recife, Pernambuco State, Brazil
Autor(es): Vasconcelos, Flávia Andréa Leal de
Amaral, Fernanda Duarte
Steiner, Andrea Quirino
Palavras-chave: Percepção ambiental;Educação ambiental;Ensinos fundamental e médio
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Arquivo de Ciências do Mar
Citação: VASCONCELOS, Flávia Andréa Leal de; AMARAL, Fernanda Duarte Amaral; STEINER, Andrea Quirino. Students’ view of reef environments in the metropolitan area of Recife, Pernambuco State, Brazil. Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v.41 n. 1, p. 104-112, 2008.
Resumo: Grande parte do litoral brasileiro apresenta ambientes recifais, importantes ecossistemas dos pontos de vista ecológico e humano, mas sob contínuo processo de degradação. Um dos instrumentos para combater as ameaças aos recifes é a educação ambiental (e acredita-se que a escola é um dos melhores locais para utilizá-lo), não sem antes realizar estudos de percepção ambiental para caracterizar o grupo em foco. Este estudo objetivou analisar a percepção de alunos da Região Metropolitana do Recife (PE) sobre os elementos que caracterizam a importância dos “ambientes recifais”, além de avaliar instrumentos pedagógicos eficientes na sensibilização sobre este tema. Para tanto, foram aplicados questionários em duas séries de três escolas públicas e três particulares antes e depois de uma intervenção pedagógica, totalizando 291 alunos analisados. O questionário continha dez questões que abordavam diversos aspectos do ambiente recifal. Professores destas turmas também foram entrevistados. Os resultados foram sistematizados e analisados qualitativa e quantitativamente. Não houve distinção entre o conhecimento do tema e o tipo de instituição de ensino, sendo este geralmente pouco construído em todas as escolas estudadas antes da intervenção. Contudo, a oficina dos cinco sentidos mostrou-se eficiente estratégia pedagógica para o ensino das ciências
Abstract: Most of the Brazilian coast has reef environments, important ecosystems from both the ecological and human viewpoints, yet under a continuous process of degradation. An instrument that can be used to halt threats to these ecosystems is environmental education (and one of the best places to use it is at school), but environmental perception studies must be first carried out to portray the target group. This study aimed to analyze the perception of students of the Metropolitan Area of Recife (Brazil) on the elements that characterize the importance of reef environments, as well as to evaluate educational tools that would be efficient in promoting awareness about this theme. To achieve this goal, questionnaires were applied to two grades of three public and three private schools before and after an educational intervention based on 291-strong sample analyzed. The questionnaire included ten items that collected the students’ basic data, as well as several aspects on reef environments. In addition, teachers of those grades were interviewed. There were no differences in knowledge between the two types of school; before the intervention, the understanding of the theme was in general poorly constructed in all of the schools studied. However, the five-senses workshop proved to be an efficient instrument for teaching the sciences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53769
ISSN: 0374-5686
2526-7639 (online)
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