Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53480
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no Semiárido Baiano |
Autor(es): | Cardoso, Elisângela Isabel Lins, Alex Batista |
Palavras-chave: | Dialeto;Cultura;Lexicografia |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Gelne |
Citação: | CARDOSO, Elisângela Isabel; LINS, Alex Batista. Lexicultura do sertão: uma proposta didática para estudantes da educação profissional no Semiárido Baiano. Revista Gelne.v 22. n.1. p.3-14. 2020. |
Resumo: | A escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos e respeitadores da diversidade cultural e linguística em que está inserida. Para isso, faz-se necessário conhecer os falares e a cultura nos quais está inserido. Através do estudo da lexicografia regional, o aluno poderá desvendar a existência do outro ao seu redor, e ao romper uma visão limitada sobre a língua, possibilitará ao educando o desenvolvimento de seu universo de entendimento, seu horizonte de expectativas. Assim surgiu a proposta de realizar uma oficina pedagógica com turmas do 1º ano de uma escola de Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Uauá- BA, com a finalidade de incentivar o respeito ao falar próprio da região, utilizando como instrumento de motivação a pesquisa de verbetes específicos do município. Baseado nestes aspectos o processo da oficina resultará na construção de um dicionário regional destacando como fundamentação teórica a lexicultura com base em Aragão (2010), Isquerdo (2003) e Barbosa (2009). A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento da oficina será a sócio interacionista. Nesse sentido, este trabalho poderá trazer consequências positivas, pois o conhecimento de mundo dos alunos inseridos na pesquisa se ampliará, através da aprendizagem por meio da construção do dicionário e da contribuição no combate ao preconceito linguístico. |
Abstract: | The school should aim to educate critical citizens who respect the cultural and linguistic diversity in which it operates. For this, it is necessary to know the speech and the culture in which it is inserted. Through the study of regional lexicography, the student can unveil the existence of the other around him, and by breaking a limited view of the language, will enable the student to develop the universe of understanding, their horizon of expectations. Thus the proposal came to hold a pedagogical workshop with first year classes of a school of Vocational and Technological Education, in the city of Uauá-BA, with the purpose of encouraging respect for speaking in the region, using as a motivation tool the research. Based on these aspects the workshop process will result in the construction of a regional dictionary highlighting as lexiculture based on the authors Aragão (2010), Isquerdo (2003) and Barbosa (2009). The methodological approach used for the development of the workshop will be the interactionist partner. In this sense, this work may have positiveconsequences, as the students' knowledge of the world will be expanded through learning through the construction of the dictionary and the contribution to the fight against linguistic prejudice. of encouraging respect for speaking in the region, using as a motivation tool the research |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53480 |
ISSN: | 2236-0883 ON LINE |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_eicardoso.pdf | 373,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.