Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ricardo George de Araújo-
dc.date.accessioned2020-08-11T20:41:42Z-
dc.date.available2020-08-11T20:41:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo George de Araújo. Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 122-132, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53418-
dc.description.abstractThe present text intends to discuss an approach between Hannah Arendt and Paulo Freire. This approach doesn’t deny the specificities of each author and the limits that demarcate their interests as thinkers. Then, we centralize the approach in that what we seem to be an intersection between both, that it is: a notion of education as responsibility for the world and, in this context, we’re going to talk over the relevancy of the teaching act of teaching philosophy in specific. We take as methodology the textual exegesis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMundopt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.titleEnsino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendtpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto pretende discutir uma aproximação entre Hannah Arendt e Paulo Freire. Esta aproximação não nega as especificidades de cada autor e as fronteiras que demarcam seus interesses como pensadores. Assim, centramos a aproximação naquilo que nos parece ser uma interseção entre ambos, qual seja: uma noção de educação como responsabilidade pelo mundo e, neste contexto, discutiremos a relevância do ato de ensinar e do ensino de filosofia em específico. Tomamos como metodologia a exegese textual.pt_BR
dc.title.enTeaching Philosophy and responsibility for the world: (in) appropriate approaches between Paulo Freire and Hannah Arendtpt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_rgasilva.pdf119,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.