Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ricardo George de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T20:41:42Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T20:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ricardo George de Araújo. Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 24, p. 122-132, jul./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53418 | - |
dc.description.abstract | The present text intends to discuss an approach between Hannah Arendt and Paulo Freire. This approach doesn’t deny the specificities of each author and the limits that demarcate their interests as thinkers. Then, we centralize the approach in that what we seem to be an intersection between both, that it is: a notion of education as responsibility for the world and, in this context, we’re going to talk over the relevancy of the teaching act of teaching philosophy in specific. We take as methodology the textual exegesis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mundo | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
dc.title | Ensino de Filosofia e responsabilidade pelo mundo: aproximações (in) adequadas entre Paulo Freire e Hannah Arendt | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto pretende discutir uma aproximação entre Hannah Arendt e Paulo Freire. Esta aproximação não nega as especificidades de cada autor e as fronteiras que demarcam seus interesses como pensadores. Assim, centramos a aproximação naquilo que nos parece ser uma interseção entre ambos, qual seja: uma noção de educação como responsabilidade pelo mundo e, neste contexto, discutiremos a relevância do ato de ensinar e do ensino de filosofia em específico. Tomamos como metodologia a exegese textual. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching Philosophy and responsibility for the world: (in) appropriate approaches between Paulo Freire and Hannah Arendt | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_rgasilva.pdf | 119,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.