Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372
Type: | Resumo |
Title: | Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
Authors: | Fernandez, Daniela Tamara |
Keywords: | Cultura;Sociologia |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | SBS |
Citation: | FERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372 |
Appears in Collections: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_dtfernandez.pdf | 65,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.