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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Fortaleza, fraquezas, oportunidades e ameaças das associações frene a capacidade organizativa e desempenho na comercialização
Título en inglés: Strengths, weaknesses, oportunities and threats of rural associations with regard organizational capacity and performance in marketing
Autor : Abrantes, Karla Karolline de Jesus
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Esmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite
Sampaio, José Levi Furtado
Azevedo, Helena Selma
Palabras clave : Associações rurais;Comercialização;Organização
Fecha de publicación : 2020
Editorial : ENCICLOPÉDIA BIOSFERA
Citación : ABRANTES, Karla Karolline de Jesus; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; SAMPAIO, José Levi Furtado; AZEVEDO, Helena Selma. Fortaleza, fraquezas, oportunidades e ameaças das associações frene a capacidade organizativa e desempenho na comercialização. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Jandaia, v. 17, n. 31, p. 87-102, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo teve por objetivo analisar a capacidade organizativa e o desempenho da comercialização de associações rurais. O artigo retrata um estudo de caso fundamentado na pesquisa-ação realizada em 15 entidades beneficiárias do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS)/Projeto São José III (PSJIII), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado do Ceará/Brasil, localizadas nos Territórios de Sobral, Extremo Oeste, Ibiapaba, Sertão Central e Centro Sul. Foi utilizada a matriz SWOT. O termo é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Cada associação construiu a sua SWOT. Como principais resultados verificou-se que nos fatores analisados houve deficiência no desenvolvimento vivencial do grupo, precária condição de execução das tarefas grupais, gestão desmotivada e exclusão ou desvalorização de oportunidades de apoio de agentes externos para alcançar seu desenvolvimento socioeconômico. As associações que atuam com capacidade de articulação e de relacionamentos e que geram um ambiente de cooperação, participação, confiança e flexibilidade estão mais bem preparadas para assegurar um desempenho mais eficiente na comercialização.
Abstract: This study aimed to analyze the organizational capacity and the performance of the marketing of rural associations. The article portrays a case study based on actionresearch carried out in fifteen beneficiary entities of the Sustainable Rural Development Project (PDRS) / São José III Project (PSJIII), of the Agrarian Development Secretariat (SDA), of the Government of the State of Ceará / Brazil, located in the Territories of Sobral, Extremo Oeste, Ibiapaba, Sertão Central and Centro Sul. The SWOT matrix was used. The term is an acronym for Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Each association built its SWOT. As main results it was verified that in the analyzed factors there was deficiency in the group's experiential development, precarious condition of performing group tasks, unmotivated management and exclusion or devaluation of opportunities for support from external agents to achieve their socioeconomic development. Associations that operate with a capacity for articulation and relationships and generate an environment of cooperation, participation, trust and flexibility are better prepared to ensure a more efficient performance in marketing.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53199
ISSN : 1809-0583
2317-2606
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

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