Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53131
Tipo: Artigo de Evento
Título : Elementos de identidade em iniciativas de jornalismo independente
Autor : Almeida Filho, Edgard Patrício de
Lima, Raphaelle Christine Batista de
Palabras clave : Jornalismo;Iniciativas independentes;Autonarrativas;Identidade jornalística
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Extraprensa
Citación : ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício; LIMA, Raphaelle Christine Batista de. Elementos de identidade em iniciativas de jornalismo independente. In: ISIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CULTURA E COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, 4. 12-14 nov. 2018, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): Extraprensa. 2018. p.217-231.
Resumen en portugués brasileño: Diante das transformações do capitalismo, o jornalismo também sofre alterações (CHARRON e BONVILLE, 2016). Uma dessas mudanças é o fortalecimento do jornalismo independente (REIS, 2017). Fonseca e Kuhn (2009) chamam a atenção para o impacto das mudanças na identidade jornalística. O objetivo deste artigo é analisar os elementos de identidade jornalística presentes nas autonarrativas de grupos de produção de jornalismo independente em plataformas digitais. Com base na etnografia virtual (HINE, 2004) e na análise do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), percorremos o texto que aparece nas abas ‘quem somos’ e ‘sobre’ de 11 (onze) grupos de jornalistas que se autodeclaram como independentes e disseminam suas produções em plataformas digitais. A análise tenta responder como as novas práticas profissionais reorientam os conceitos de jornalismo e jornalistas para esses grupos.
Abstract: Faced with the transformations of capitalism, journalism also changes (CHARRON and BONVILLE, 2016). One such change is the strengthening of independent journalism (REIS, 2017). Fonseca and Kuhn (2009) draw attention to the impact of changes in journalistic identity. The objective of this article is to analyze the elements of journalistic identity present in the autonomous groups of independent journalism production on digital platforms. Based on the virtual ethnography (HINE, 2004) and discourse analysis (FAIRCLOUGH, 2001), we cover the text that appears in the ‘who we are’ and ‘on’ tabs of 11 (eleven) groups of journalists who self- disseminate their productions on digital platforms. The analysis attempts to respond as new professional practices reorient the concepts of journalism and journalism to these groups.
Resumen en español: Ante las transformaciones del capitalismo, el periodismo también sufre alteraciones (CHARRON y BONVILLE, 2016). Uno de esos cambios es el fortalecimiento del periodismo independiente (REIS, 2017). Fonseca y Kuhn (2009) llaman la atención sobre el impacto de los cambios en la identidad periodística. El objetivo de este artículo es analizar los elementos de identidad periodística presentes en las autonarrativas de grupos de producción de periodismo independiente en plataformas digitales. En base a la etnografía virtual (HINE, 2004) y en el análisis del discurso (FAIRCLOUGH, 2001), recorrimos el texto que aparece en las fichas ‘quiénes somos’ y ‘sobre’ de 11 (once) grupos de periodistas que se autodeclaran como independientes y diseminan sus producciones en plataformas digitales. El análisis intenta responder como las nuevas prácticas profesionales reorientan los conceptos de periodismo y periodistas para esos grupos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53131
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_epalmeidafilho.pdf154,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.