Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Darcilia Marindir Pinto | - |
dc.contributor.author | Aragão, Maria do Socorro Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T08:59:33Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T08:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Vocabulário e competência expresional à luz da iconicidade. Acta Semiotica et Lingvistica (ASEL), João Pessoa (PB), ano 33, v. 14, n. 2, p. 50-60, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-7006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53109 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Acta Semiotica et Lingvistica (ASEL) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Iconicidade Verbal | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Espaços Mentais | pt_BR |
dc.subject | Pragmática | pt_BR |
dc.subject | Simbolização | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Competência expressional | pt_BR |
dc.title | Vocabulário e competência expresional à luz da iconicidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Aborda-se neste artigo a relação direta entre domínio vocabular e competência para a expressão verbal. Inicia-se com constatações acerca da situação do ensino de língua no Brasil (ARAGÃO). Em seguida, apresentam-se os fundamentos teóricos que, partindo da noção de competência (CHOMSKY; FONSECA & FONSECA), passa-se pela noção de script (VAN DIJK & KINTSCH) e parte para o cruzamento entre a Teoria da Iconicidade Verbal (SIMÕES), a Teoria dos Espaços Mentais (FAUCCONIER; SALOMÃO) e a Pragmática (MORRIS). Traz-se à cena a faculdade humana da simbolização (BENVENISTE) e a noção de léxico (VILELA). Com esse diálogo teórico, busca-se discutir o domínio e o uso do léxico como demonstradores da competência expressional dos sujeitos. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este artículo trata de la relación directa mientras el dominio lexical y la competencia para la expresión verbal. Empezamos con constataciones sobre la situación del la enseñanza de lengua en el Brasil (ARAGÃO). En secuencia, son presentados los fundamentos teóricos que, a partir de la noción de competencia (CHOMSKY; FONSECA & FONSECA), se va a la de script (VAN DIJK & KINTSCH) y después hacia el entrelazamiento de la Teoría de la Iconicidad Verbal (SIMÕES), con la Teoría de los Espacios Mentales (FAUCCONIER; SALOMÃO) y la Pragmática (MORRIS). La facultad humana de simbolización (BENVENISTE) y la noción de léxico (VILELA) también vienen a contribuir con la construcción de la matriz semiótica propuesta. Con ese diálogo teórico, búscase discutir el dominio y el empleo del léxico cómo muestra de la competencia expresional de los sujetos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_dmpsimoesmssaragao.pdf | 78,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.