Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Darcilia Marindir Pinto-
dc.contributor.authorAragão, Maria do Socorro Silva de-
dc.date.accessioned2020-07-24T08:59:33Z-
dc.date.available2020-07-24T08:59:33Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSIMÕES, Darcilia Marindir Pinto; ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Vocabulário e competência expresional à luz da iconicidade. Acta Semiotica et Lingvistica (ASEL), João Pessoa (PB), ano 33, v. 14, n. 2, p. 50-60, 2009.pt_BR
dc.identifier.issn2446-7006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53109-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherActa Semiotica et Lingvistica (ASEL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da Iconicidade Verbalpt_BR
dc.subjectTeoria dos Espaços Mentaispt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectSimbolizaçãopt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectCompetência expressionalpt_BR
dc.titleVocabulário e competência expresional à luz da iconicidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAborda-se neste artigo a relação direta entre domínio vocabular e competência para a expressão verbal. Inicia-se com constatações acerca da situação do ensino de língua no Brasil (ARAGÃO). Em seguida, apresentam-se os fundamentos teóricos que, partindo da noção de competência (CHOMSKY; FONSECA & FONSECA), passa-se pela noção de script (VAN DIJK & KINTSCH) e parte para o cruzamento entre a Teoria da Iconicidade Verbal (SIMÕES), a Teoria dos Espaços Mentais (FAUCCONIER; SALOMÃO) e a Pragmática (MORRIS). Traz-se à cena a faculdade humana da simbolização (BENVENISTE) e a noção de léxico (VILELA). Com esse diálogo teórico, busca-se discutir o domínio e o uso do léxico como demonstradores da competência expressional dos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo trata de la relación directa mientras el dominio lexical y la competencia para la expresión verbal. Empezamos con constataciones sobre la situación del la enseñanza de lengua en el Brasil (ARAGÃO). En secuencia, son presentados los fundamentos teóricos que, a partir de la noción de competencia (CHOMSKY; FONSECA & FONSECA), se va a la de script (VAN DIJK & KINTSCH) y después hacia el entrelazamiento de la Teoría de la Iconicidad Verbal (SIMÕES), con la Teoría de los Espacios Mentales (FAUCCONIER; SALOMÃO) y la Pragmática (MORRIS). La facultad humana de simbolización (BENVENISTE) y la noción de léxico (VILELA) también vienen a contribuir con la construcción de la matriz semiótica propuesta. Con ese diálogo teórico, búscase discutir el dominio y el empleo del léxico cómo muestra de la competencia expresional de los sujetos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_dmpsimoesmssaragao.pdf78,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.