Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitoza, Alonso Átila Pires-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria do Socorro de Sousa-
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorRocha, Antônia Josilene Pinheiro-
dc.date.accessioned2020-07-23T12:51:03Z-
dc.date.available2020-07-23T12:51:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFEITOSA, Alonso Átila Pires; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ROCHA, Antônia Josilene. Uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana no curso superior de tecnologia em radiologia. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53086-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectDiagnóstico por Imagempt_BR
dc.subjectProcesso de Ensinoa-prendizagempt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleUso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana no curso superior de tecnologia em radiologiapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental na formação profissional. O Exame Nacional de Desempenho do Estudante, no referido curso, conclui que o desempenho dos estudantes neste conteúdo é insatisfatório. Este estudo tem o objetivo de avaliar o desempenho dos discentes, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem, associados ao ensino de AH. Trata-se de uma pesquisa experimental com a intervenção de dois grupos (controle e experimental). A pesquisa foi composta por alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará. A amostra é composta por 46 estudantes. Os resultados demonstraram desempenho os grupos nos testes de proficiência, médias de 1,45 (escala de 0 a 10) e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupocontrole e 1,65 com DP de 0,88, para o grupo experimental, revelando baixa proficiência. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes e, ao final das intervenções, o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio da utilização de métodos do diagnóstico por imagem, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram um desempenho, significativamente, melhor do grupo experimental, comparado ao grupo controle ao final do curso de aperfeiçoamento.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_aapfeitosa.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.