Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53033
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Leidiane Priscilla de Paiva | - |
dc.contributor.author | Paula, Edson Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Matos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T12:53:46Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T12:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Leidiane Priscilla de Paiva; PAULA, Edson Oliveira de; MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista. Percepção ambiental como instrumento para a educação ambiental. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53033 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade; | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental como instrumento para a educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A percepção ambiental, como ferramenta de estudo sobre como o indivíduo percebe e interpreta o meio com o qual convive e se inter-relaciona, é ferramenta de contribuição para a educação ambiental. Através dela é possível identificar as principais limitações e potencialidades individuais e coletivas. Assim, o processo educativo poderá conscientizar e gerar mudanças de concepções e atitudes. Desta maneira, a percepção ambiental pode proporcionar subsídios para um processo de educação ambiental pautado na realidade do indivíduo, permitindo-lhe participar e contribuir com este processo. Nesse ensejo, objetivou-se identificar as potencialidades da percepção ambiental em contribuir com a educação ambiental. Realizou-se revisão bibliográfica em fontes importantes para fundamentação das temáticas escolhidas. A percepção ambiental adota como objeto de estudo as várias particularidades acerca das percepções e dos valores individuais dos sujeitos que compõem o cenário de um espaço. Nesse quadro, acredita-se que ela seja capaz de descrever a relação entre seres humanos e meio ambiente, bem como o modo que o indivíduo vê e interpreta o meio. Ela proporciona subsídios para construção de um processo de educação ambiental pautado na realidade do indivíduo. Desta forma, os resultados obtidos durante o levantamento da percepção ambiental de grupos sociais indicam as principais questões a serem trabalhadas na educação ambiental a respeito dos ecossistemas estudados, fortalecendo relações e levando o sujeito a refletir sobre sua ação e responsabilidade neste processo. Concluiu-se que estudos de percepções ambientais podem contribuir para elaboração de práticas pedagógicas mais efetivas voltadas para conscientização ambiental. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_lppbatista.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.