Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53031
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O pré-vestibular como fator desencadeador de depressão em estudantes da rede privada
Autor(es): Calixto, Francisca Graziele Costa
Alves, Israela Melo
Gomes, Carmemsilva Bezerra
Martins, Josenice Vasconcelos
Palavras-chave: Saúde mental;Depressão-Adolescência;Vestibular
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize Eventos
Citação: CALIXTO, Francisca Graziele Costa; ALVES, Israela Melo; GOMES, Carmemsilva Bezerra; MARTINS, Josenice Vasconcelos. O pré-vestibular como fator desencadeador de depressão em estudantes da rede privada. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: As expectativas acerca do ingresso na universidade nem sempre geram pontos positivos no desenvolvimento do adolescente. Diversos fatores podem tornar a situação de provas um evento estressante e desencadeador de diversas tensões que afetem na qualidade de vida desses estudantes. Ressalta-se a supervalorização da escolha profissional como fator decisivo para os jovens. Para compreender a adolescência utilizou-se os pressupostos da teoria histórico cultural, na qual considera a adolescência como um processo subjetivo do indivíduo, uma fase do desenvolvimento que se constrói a partir da interação biopsicossocial. O presente estudo teve como objetivo avaliar os indicadores de depressão nos estudantes pré-vestibular, correlacionando-o com os dados sociodemográfico dos alunos de uma escola privada do município de Sobral - CE. Para isso os estudantes responderam a um livreto composto pelo Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e Questionário Sociodemográfico. Foi possível considerar que o sofrimento psíquico está presente no período antecedente os exames pré-vestibulares independente das condições sociodemográficas observadas. Em suma, foi identificado que não existem condições ideais que favoreçam todos os indivíduos da mesma forma, corroborando com o princípio de subjetividade/individualidade do sujeito. Tão pouco se pode afirmar que o desenvolvimento de determinado fator possa beneficiar os demais construtos, pois, não foi encontrado um equilíbrio de fatores socioeconômicos capaz de sustentar a diminuição de todos os sintomas estudados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53031
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_fgccalixto.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.